Com dez anos de carreira, cantor e pianista se destaca como um dos expoentes da nova música brasileira (Foto: Divulgação)

Promovendo o diálogo entre as influências da música mineira e seu trabalho de composição para trilhas sonoras, o cantor e pianista Rafa Castro volta a Juiz de Fora para o lançamento do álbum “Fronteira”, nesta quinta-feira, 27, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). O disco é o terceiro da carreira de Castro e é o trabalho no qual explora uma faceta inusitada em sua trajetória, a de intérprete. O músico já possui um espaço consolidado como pianista, tendo conquistado premiações como a de “Jovem Instrumentista”, concedida pelo BDMG em 2011.

“Fronteira é um momento de descobrimento, no qual trago a carga afetiva das minhas influências. Consegui juntar dois pilares, a música de Minas e meu trabalho de trilhas sonoras, num resultado que faz sentido para mim”, observa Castro. Segundo o artista, um dos aspectos mais ricos do novo trabalho é que “todos os músicos que participam do álbum têm a versatilidade de ser instrumentistas de jazz ligados à música instrumental e, ao mesmo tempo, conhecedores do cancioneiro popular”.

O trabalho traça um caminho de exploração das composições em todas as suas possibilidades, prezando pela liberdade de criação, e conta com a participação de Mônica Salmaso, Teco Cardoso, Lea Freire, arranjos de cordas de Neymar Dias e produção musical de Luiz Ribeiro.

 O músico
Nascido em São João Nepomuceno (MG), Rafa Castro começou na música aprendendo violão durante a adolescência. Aos 19 anos, teve início sua dedicação ao piano. Logo depois, foi aprovado na Universidade de Música Popular Bituca (Barbacena/MG), onde estudou com figuras ilustres, como o teórico da música brasileira, Ian Guest, e o violonista Gilvan de Oliveira, dentre outros.

Com dez anos de carreira, Rafa Castro destaca-se como um dos expoentes da nova música brasileira, com reconhecimento de crítica e público. Autor e arranjador de oito trilhas para cinema e teatro, recebeu o prêmio BDMG, de Belo Horizonte (MG), na categoria “Jovem Instrumentista”. Em 2015, gravou seu primeiro CD solo, Casulo, e, recentemente, realizou sua segunda turnê internacional, lançando o CD/DVD Teias, ao lado do também pianista Túlio Mourão. Esse trabalho foi um dos pré-selecionados ao Prêmio da Música Brasileira.

Outras informações
(32) 3229-9070 (Mamm)