Promover a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade é o objetivo principal do projeto Boa Vizinhança. Dentro das atividades previstas, acontece, na próxima sexta, 28, uma série de ações sociais no bairro Dom Bosco. O evento será na Escola Municipal Álvaro Braga e é aberto a toda a comunidade do bairro vizinho à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Visando atender melhor o público, as atividades estão marcadas para dois horários, às 8h e às 16h30.

A iniciativa é uma parceria de diversos projetos de extensão ligados aos cursos de direito, engenharia e ao Hospital Universitário (HU). Por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), a comunidade irá receber orientações jurídicas, palestras e ações ligadas à saúde, como pediatria, odontologia, geriatria, medição de glicose, teste de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

“Levar tais serviços para a comunidade e possibilitar a prática dos discentes é uma consequência positiva do projeto”, explica a Pró-reitora de Extensão Ana Lívia Coimbra. “As ações são feitas em vias de mão dupla. Ao mesmo tempo que a comunidade externa tem acesso àquilo que produzimos, nossos serviços e conhecimento acadêmico são redimensionados por meio do contato dos estudantes, técnicos e docentes com o público. A universidade só faz sentido quando escuta os outros setores da sociedade para transformar suas práticas. O Boa Vizinhança é isso, uma tentativa, bem sucedida, de diálogo e transformação da construção do saber”.

Durante o evento haverá a participação de moradores do bairro. Serão apresentações como do grupo Dom, além de instrumentistas e DJ, oficinas, entre outras atividades. Ana Lívia ressalta a importância dessa interação, “o projeto significa um diálogo permanente da Universidade com os nossos vizinhos. Nós temos vários projetos sendo desenvolvidos e periodicamente fazemos um dia onde nós vamos à comunidade, não apenas com projetos ligados ao Boa Vizinhança, mas outros que possam trazer serviços e atendimentos para a comunidade, no caso o Dom Bosco. Como um vizinho visita o outro, nós estamos sempre marcando ações para que possamos ter essa vivência”.

Outras informações: 2102-3959 – Pró-reitoria de extensão (Proex)