Você sabe como utilizar um extintor de incêndio em caso de emergência? E como agir com vítimas de queimaduras ou intoxicações por fumaça? Com o objetivo de preparar os servidores e terceirizados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sobre esses eventuais problemas, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), por meio da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar (Cossbe) – Gerência de Segurança do Trabalho está oferecendo o curso de Brigada de Incêndio que segue até a próxima sexta-feira, dia 28. O evento é uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Dividido em aulas teóricas e práticas, o curso busca levar o conhecimento para a comunidade interna da UFJF sobre os procedimentos que deverão ser tomados em situações de risco. O gerente de segurança de trabalho da Cossbe, Rodrigo Nunes, explica o andamento do curso. “O objetivo é orientar os brigadistas em como proceder, quais extintores usar, quais os tipos de incêndios que existem, por que o incêndio acontece, além de noções de primeiro socorros”.

O curso foi idealizado a partir de vistorias em ambientes da Universidade e da percepção da necessidade do uso correto dos equipamentos e no trato adequado a possíveis vítimas. Sendo assim, para essa primeira edição, foram disponibilizados 50 vagas, priorizando áreas de risco como o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Ciências Exatas (ICE), o Restaurante Universitário (RU) e a Reitoria. Com o sucesso dessa edição, já existe a possibilidade de que o evento se repita e que abranja o maior número possível de pessoas da comunidade interna da UFJF.

Outras informações:  Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe) – (32) 2102-3815