Nesta quarta-feira, dia 26, o “UFJF na Praça” continua a apresentação de diversos projetos da Universidade Federal de Juiz de Fora. A programação segue até sexta-feira, dia 28, das 7h às 19h, na Praça da Estação, e conta com a exposição de posteres e stands com demonstração, além do atendimento ao público. A Diretoria de Imagem Institucional vai acompanhar o evento e transmiti-lo em tempo real. Confira!

17h30 – DaLagoa e Igor Braz no Sararau Criolo.

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

16h50 – Duda Masiero e Ícaro, no Intervalo Cultural pelo Pibid de História.

16h40 – “Estou interessado em todos os projetos. Se eu pudesse levar todos para o meu bairro, São Judas, eu levaria.” Aposentado e presidente do Instituto Beneficente Geração 2000, Olney Ferreira da Paixão, 82, conta que é apaixonado por esportes desde a infância. Ele bateu um papo com os responsáveis pelo projeto “Ensino de Lutas para a Cidadania”, da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Para ele, é importante que a Universidade não fique restrita à comunidade acadêmica. “Disseminar conhecimento para a população e, principalmente para as crianças, é essencial.”

(Foto: Júlia Lima/UFJF)

16h15 – Que bicho é esse? Gezsilene Oliveira, estudante de Serviço Social, está participando do estande do projeto Diverse Polo LGBTI+. Contudo, se assustou com as imagens do projeto “Aprendendo Parasitoses: que bicho é esse?” e procurou saber mais sobre o assunto. “Achei que, hoje em dia, as pessoas não pegavam mais doenças como a esquistossomose, mas vi que é algo frequente. É muito importante limpar os vegetais, não comer carne crua, lavar bem as mãos, usar repelente, enfim, cuidados básicos que não devem passar despercebidos.”

(Foto: Júlia Lima/UFJF)

16h10 – Estevão Maciel, participante do Festival Microfone Aberto da Rádio Facom.

16h – Interessada em saber sobre como ingressar na UFJF, a aposentada orientadora educacional, Ilda Pullig, de 72 anos, tem vontade de fazer Psicologia na UFJF e veio conhecer as possibilidades. “Gosto muito de ler e peguei dois livros que estavam para doação, um deles é sobre como os colonizadores chegaram ao Brasil.”

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

15h55 – A população de Juiz de Fora também tem a oportunidade de conhecer as atividades oferecidas pelos projetos de extensão e estágios desenvolvidos no Centro de Psicologia Aplicada (CPA). Os serviços são gratuitos e diferem entre áreas da psicologia e público alvo. Coordenadora do projeto de extensão Clarices, Claudia Ciribelli, conta que “muita gente se interessou em pegar os contatos e cartões do CPA. “É diferente quando a conversa é desenvolvida pessoalmente. Não é uma simples informação repassada. É, de alguma forma, um primeiro vínculo com o sujeito.”

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

15h40 – Paulo Dias, 74 anos, atendido na Farmácia Universitária da UFJF.

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

15h30 – Ex-aluna da Facom, formada em 2016, Sabrina Carter participou do projeto “Comissão da Verdade”, colhendo depoimentos de pessoas que sofreram com a ditadura militar. Atualmente, aluna de Letras, ela considera que um evento como esse na praça faz a diferença. “No projeto que trabalhei, lidamos com pessoas de fora da comunidade acadêmica. Esse ‘cara a cara’ é essencial, porque muita gente não tem nem acesso à Internet para saber o que se passa na UFJF. A memória faz parte da vida de todos e é muito importante conhecê -la e despertar o senso crítico.”

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

15h – Estudantes de Arquitetura e Urbanismo levaram para praça uma “Leitura de Projeto”, com a proposta de estudar o planejamento urbano e o patrimônio histórico. Na cidade mineira de Tiradentes, foi feito um levantamento iconográfico, com imagens e mapas. A partir disso, foi possível conseguir reproduzir como se dá a morfologia da cidade. “Quando entendemos isso, descobrimos as ações pontuais para podermos intervir na qualidade da vida urbana”, explica a estudante Camila Loureiro.

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

14h40 – O acervo do Museu de Malacologia prof. Maury Pinto de Oliveira despertou a atenção de curiosos pelo assunto. O técnico em manutenção elétrica, Alex Sander Rosa Junior, estava passando quando viu o movimento e resolveu conhecer. “Vi muitas coisas legais, que eu não conhecia, descobri que existem vários tipos de ostras e que um específico é que dá pérolas.” A área da Biologia que estuda os moluscos montou um estande com alguns exemplares de moluscos para mostrar a biodiversidade dessa espécie, suas diferenças de tamanho, formato e ambientes em que vivem. Os interessados puderam ver polvo, lula, caramujo africano, nativo, entre outros.

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

12h10 – A estudante Giovana Laguardia está no stand do Projeto Semente, que acolhe e ressignifica o atendimento à saúde das mulheres (heterossexuais, bissexuais e lésbicas). “É importante apresentar para a população esse projeto, pois o objetivo é realizar um atendimento humanizado com objetivo de rastreamento do câncer do colo de útero”.

(Foto: Alexandre Dornelas)

11h55 – Bruno Pacheco trouxe os filhos para a Praça a fim de apresentar a UFJF. ” No momento atual em que as universidades públicas estão sendo desvalorizadas é necessário desconstruir essa visão. Meus filhos estão aqui comigo para que tenham uma visão diferente”.

11h30 – A gestora administrativa Raquel Fiuza aproveitou para tirar dúvidas no stand do projeto educação financeira para a população “Esse projeto é muito necessário, pois com ele a gente aprende a administrar nossos recursos. É um projeto essencial.”

11h – Dilson Barbosa de Assis ouve as explicações sobre projeto “Desafio do Lixo” parte integrante da disciplina Ensino de Educação Ambiental, do curso de Ciências Biológicas. O aposentado compreendeu a importância do consumo e descarte consciente de produtos. “Com essa apresentação vi que nós temos que fazer um consumo consciente de descartáveis para tentar diminuir os efeitos negativos no meio ambiente”.

(Foto: Alexandre Dornelas)

10h45 – O que tem a ver a plantação de uma horta com matemática? Para os alunos da escola Estadual Duarte de Abreu tem tudo a ver. Eles aprendem, por meio de um projeto da Matemática, sobre cálculo de tempo de germinação e noções de geometria, como metragem da área e outros pontos aplicados ao plantio.

(Foto: Raul Mourão)

10h30 – As amigas Silvânia Martins e Solange Teixeira decidiram vir juntas conferir o UFJF na Praça. “Um evento como esse deveria ser realizado mais vezes. Apopulação precisa conhecer a importância da universidade”, afirma Silvânia. Para Solange “o evento é ótimo e não sabia que a universidade realizava tantos projetos para a população”.

(Foto: Alexandre Dornelas)

10h15 – Maria da Conceição Rodrigues participa com o neto do projeto “Integrando o saber: atenção odontopediátrica no ambiente hospitalar”. “Eu fiquei sabendo do evento pela televisão. Não sabia que tinha tanta coisa. Eu vim saber como funciona o atendimento na odontologia”.

(Foto: Alexandre Dornelas)

9h – Alunos da Escola Estadual Duarte de Abreu, do bairro Vitorino Braga estão vistando as atividades na Praça da Estação.

(Foto: Alexandre Dornelas)