O Laboratório de História Política e Social (LAHPS), do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove na quinta-feira, dia 27 de junho, o III Seminário Interno envolvendo os discentes da instituição. O evento terá a presença de uma das maiores historiadoras do Brasil, a pesquisadora Ângela de Castro Gomes, que encerra as atividades com a conferência “A invenção do trabalhismo (1988): 31 anos depois”. As mesas-redondas vão das 8h às 18h30 e a conferência está marcada para às 19h, no Auditório I, do Instituto de Ciências Humanas (ICH), da UFJF.

O coordenador do LAHPS, professor Leandro Pereira Gonçalves, destaca a importância da presença da historiadora autora do livro que discute o trabalhismo no Brasil. “Há 31 anos, a professora Ângela lançou o livro considerado um marco para a historiografia brasileira. A obra discute o trabalhismo na perspectiva da formação da classe trabalhadora, suas relações com o Estado, a partir das ações do ex-presidente e líder carismático Getúlio Vargas”, comenta. Ângela de Castro Gomes está vinculada à Unirio pelo Programa Professor Visitante; professora Titular da UFF e Professora Emérita do CPDOC/ FGV. A conferência terá a mediação de outro pesquisador do tema, o professor Dr. Jorge Ferreira (UFF/UFJF).

O III Seminário Interno começa às 8h e reúne 39 discentes do Programa de Pós-Graduação em História e bolsistas de Iniciação Científica do curso de História. Eles se dividem em seis mesas. Cada um vai expor o andamento de seus trabalhos e as apresentações serão mediadas pelos professores historiadores membros do LAHPS. O objetivo é apresentar à pesquisadora os temas estudados na pós-graduação, “os avanços e as principais discussões historiográficas no âmbito da história política e social. Será também uma oportunidade única para troca de experiências. Um momento para que os acadêmicos cresçam com as contribuições da professora Ângela, um nome reconhecido em todo o País e que estará presente durante todo o dia”, salienta Gonçalves.