Estão abertas as pré-inscrições para o Global GV, evento voltado a estudantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e que faz parte do Global July. Nesta edição, serão disponibilizadas vagas para o público externo, em GV e Juiz de Fora, tanto para cursos de graduação quanto para os de pós-graduação, sem pré-requisito para as pré-inscrições, a não ser a ciência de que todas as aulas serão ministradas em língua estrangeira. Clique aqui e saiba mais sobre as inscrições.

Serão oferecidos 60 cursos, em inglês, espanhol, francês e italiano. Serão oito cursos no campus de Governador Valadares. As aulas acontecem nos dois campi, entre 8 de julho e 9 de agosto, e são gratuitas. Em GV, serão 13 cursos entre os dias 22 de julho e 8 de agosto, incluindo transmissões por webconferência de cursos ofertados em Juiz de Fora. A lista completa de cursos está disponível neste link.

Em Governador Valadares, serão oferecidos cursos como O dentista e sua importância na UTI, a ser ministrado pelos professores Simone Cristine Araújo Lopes, da UFJF-GV e Juan Moisés Zonis, da Univale; Ciências Forenses: conceitos e oportunidades, com as professoras Regina Gendzelevski Kelmann, da UFJF-GV, e Taís Regina Fiorentin; e ainda Análise 2D em Kinovea, que será ministrado por Andreia Queiroz, do campus GV, e Esteban Ariel Aedo-Muñoz, da Universidade do Chile.

Para a gerente de graduação da UFJF-GV, Andreia Queiroz, o evento representa uma boa oportunidade aos estudantes de graduação e pós-graduação: “Mais uma ação de internacionalização vinculada ao nosso campus, que irá agregar muito ao conhecimento de todos. As aulas serão ministradas pouco antes do início do segundo semestre letivo, então nossos alunos poderão ter as férias normalmente e retornar para os cursos e, na sequência, reiniciar o período de aulas”, explicou. Ainda segundo a professora, há uma novidade nesta edição: “algumas vagas vão ser abertas também para a comunidade externa, assim, parte da comunidade valadarense poderá ter acesso a esse conhecimento em outras línguas”.

O programa
Lançado em 2017 pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o Global July reúne estudantes e professores de vários países em cursos de curta duração e de carga horária variável em todas as áreas do conhecimento – Ciências Exatas, Ciências da Vida, Linguística, Literatura e Artes, Humanidades e Ciências da Saúde.

“O Global July cresceu além de nossas expectativas e se tornou o maior programa de internacionalização da UFJF. Com cursos de graduação e pós-graduação, já é possível contar com o mesmo número de convidados estrangeiros e professores da casa”, relata a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert. Segundo ela, o programa coloca a UFJF como um interessante destino no Brasil para cursos de férias, atraindo estudantes e professores estrangeiros e possibilitando novas parcerias.

Em Juiz de Fora, o professor uruguaio Matias Rafael Navarrete vai lecionar “História do Pensamento Econômico” e vê o evento como uma boa oportunidade de parceria entre instituições. “Além das tarefas específicas que cada professor realiza durante o evento, este é um importante meio de fazer contatos que podem, eventualmente, terminar em futuras colaborações acadêmicas que transcendem o objetivo específico do Global July. É também uma oportunidade para efetivar e fortalecer os laços entre as universidades.” No caso da Universidad de la República, da qual Navarrete faz parte, alguns acordos puderam ser assinados a partir do contato gerado no Global July.