Procedimento continua até quarta-feira, 26, nos dois campi (Foto: Alice Coêlho)

Os aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tiveram hoje a primeira experiência na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Estão sendo realizadas nesta terça-feira, 25, e quarta-feira, 26, as matrículas presenciais dos cursos oferecidos pela Universidade para o segundo semestre de 2019. Nesta etapa do processo de entrada, os estudantes devem entregar a documentação necessária para efetivar o preenchimento de vagas e comprovar o direito ao grupo de candidatura.

A matrícula no campus de Juiz de Fora está sendo realizada no Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH), com dia e horário específico para cada curso. Em Governador Valadares, os candidatos devem se dirigir para o prédio da Faculdade Pitágoras, localizada na Av. Dr. Raimundo Monteiro Rezende, número 330, no Centro, também de acordo com cronograma  para cada curso.

Ágatha Barros, 20 anos, escolheu o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela afinidade que tem com a área. “Sempre me enxerguei nesse tipo de curso. Estou bastante ansiosa, mas tenho certeza que vou gostar.”

Natural da cidade de São Paulo, Nathan Miguel Lima, 18 anos, também optou por um bacharelado interdisciplinar – o de Artes e Design. O principal motivo é a possibilidade de trafegar entre diferentes espectros da área. Para ele, a distância de casa vai ser difícil no começo, mas deve aliviar com o caminhar do curso “Apesar de ser um pouco distante, eu já sabia do renome da UFJF e percebi que podia evoluir e conhecer mais estando aqui dentro. A distância com certeza vai ser complicado, ainda mais que é a primeira vez que vou estar longe da minha família, mas faz parte, com certeza vou ser muito feliz aqui.”

Ingressar na Universidade pode ser um grande desafio também para os pais, ainda mais quando os filhos precisam se mudar. Mesmo assim, Kerma Benini, de Muriaé, MG, mostra positividade  e esperança sobre o futuro da filha, Núbia Benini, de 19 anos. “Vê-la entrando na faculdade é um sentimento muito bom. Com certeza é um diferencial poder se profissionalizar naquilo que escolheu. O mercado é difícil, mas acredito que a UFJF é uma instituição forte que pode fornecer os meios para que ela tenha o sucesso que a gente espera.” Sobre sua opção de curso, Farmácia, Núbia diz que não teve dúvidas. “Sempre tive afinidade, então foi fácil de escolher. Tenho expectativas bastante altas sobre o curso, ainda mais com as qualificações que têm.”

Documentação e orientações

Os candidatos devem prestar atenção nos documentos e orientações necessárias para o ingresso na UFJF. Todos os grupos devem entregar os documentos pessoais listados no anexo 1 do Regulamento de Matrícula, além de documentação específica para cada categoria de cotas. As informações sobre o procedimento estão reunidas no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

Os inscritos na lista de espera deverão consultar o cronograma de reclassificações. O primeiro edital será divulgado no dia 3 de julho, com matrícula online entre os dias 3 e 5 de julho, e presencial de 9 a 11 do mesmo mês. Os candidatos não contemplados no primeiro edital de reclassificação vão permanecer automaticamente na lista de espera e devem consultar a próxima lista de chamada. As aulas do segundo semestre de 2019 terão início no dia 5 de agosto no campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

Outras informações: (32) 2102-3733 (Cdara)