Curso do Instituto de Ciências Exatas recupera nota e se aproxima do conceito máximo do Inep (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

O curso de Bacharelado em Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu conceito 4 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). O conceito máximo que pode ser emitido por essa avaliação é 5.

A nota emitida pelos avaliadores do Inep envolve três dimensões, sendo elas a organização didático-pedagógica; o corpo docente e tutorial; e a infraestrutura. As notas para o curso de Estatística foram 3,86; 4,36; e 3,40, respectivamente.

A diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michéle Farage, conta que o curso de Estatística recebeu, em maio de 2016, “in loco”, a comissão de avaliação, para fins de renovação de reconhecimento. “Na ocasião, o parecer dos avaliadores apontou uma série de fragilidades – relacionadas à infraestrutura e ao projeto pedagógico – que não continha alguns requisitos legais obrigatórios, como conteúdos curriculares que tratem de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena – dentre outras”.

Segundo a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, foram feitos esforços para atender orientações dos avaliadores quanto à infraestrutura e ao projeto pedagógico (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Michéle acrescenta que a Administração Superior, então, orientou ações no sentido de impulsionar o avanço qualitativo do curso. “Embora tenha sido atribuído ao curso o conceito 3, o processo não foi encerrado e, em janeiro de 2018, a UFJF assinou um Protocolo de Compromisso, assumindo a responsabilidade de, no prazo de um ano, atender aos pontos levantados pelos avaliadores para, então, receber uma nova visita de avaliação.”

Trabalho de equipe
O coordenador do curso, Lupércio Bessegato, enumera os fatores que considera primordiais para a obtenção do bom resultado: “Isso se deve a um trabalho que a coordenação e a Universidade como um todo têm feito para corrigir uma série de posições que fizeram com que a nossa nota fosse 3 na última avaliação. Recuperamos a nota 4, aprimorando o projeto pedagógico do curso, compatibilizando-o com as diretrizes do MEC, atendendo uma série de exigências do Ministério. Tudo isso é um trabalho de equipe. As discussões estabelecidas no ICE, no sentido de ter uma reestruturação do Bacharelado em Ciências Exatas, envolveram o trabalho de levantamento de documentos e de inúmeros setores da Universidade, como pró-reitorias e diretorias administrativas”, pondera.

Bessegato também projeta os próximos passos. “Vamos estudar essa avaliação e verificarmos em quais pontos podemos buscar a nota 5, de excelência do curso. Este é o nosso objetivo para a próxima avaliação”.

As instalações do Departamento de Estatística do ICE foram visitadas entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A avaliação do curso o atesta como apto para a emissão de diplomas e formação de profissionais. O MEC não reconhece faculdades avaliadas com conceitos 1 e 2.

Guia
A Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) da UFJF disponibiliza, em sua página na internet, um guia para orientar os coordenadores de curso acerca do processo de avaliação e da documentação comumente solicitada pelo Inep para avaliar os cursos da Universidade. Podem ser encontradas informações a respeito da organização de documentos necessários para a visita, etapas da visita, dentre outras.

“A Diavi auxilia e apoia as partes envolvidas na avaliação “in loco” de cursos desde o início do processo, quando a coordenação de curso deve preencher um Formulário Eletrônico no sistema e-MEC. Este formulário deve ser muito bem preenchido, pois é nas informações ali contidas que a comissão se baseia durante a visita. Fornecemos, ainda, dados para suporte às comissões avaliadoras; e todos os documentos institucionais demandados pelas comissões encontram-se disponíveis ali, em formato digital”, finaliza a diretora.

(32) 2102-3306 – Departamento de Estatística