A vice-reitora Girlene Alves da Silva e o diretor da Imagem Institucional, Márcio Guerra, na premiação do 2º Concurso de Fotografia Olhares sobre a UFJF (Foto: Gustavo Tempone)

O mesmo sol iluminando a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), visto de diferentes formas: em preto e branco, colorido, pelas lentes de uma câmera ou de um celular. O dom de transmitir suas percepções por meio de uma imagem rendeu prêmios aos 25 ganhadores do concurso “Olhares sobre a UFJF”, que ocorreu na tarde da última quarta-feira, dia 19, às 17h, no anfiteatro das pró-reitorias.

Um kit de cartões postais feitos com as obras premiadas e um certificado foram entregues aos vencedores pela vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva, e pelo diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra. O prêmio inclui, ainda, um valor  em dinheiro de R$ 800 para os primeiros colocados e R$ 400 para os segundos.

“A Universidade precisa ser um espaço de expressão da arte”, destacou a vice-reitora que, encantada com os diversos olhares captados pelos participantes, falou sobre a importância de realizar ações como essa dentro do ambiente acadêmico. “Nós temos assumido um compromisso de que inovação, cultura e arte são temas que perpassam a Universidade e o seu cotidiano. Um momento como esse, quando os nossos estudantes, TAEs e professores olham a instituição e param para fotografar diz muito sobre ela. É uma instituição aberta, que tem enfrentado os desafios de combate ao preconceito e a discriminação. Essa iniciativa não é pequena porque ela tem uma repercussão na vida das pessoas de uma forma intensa”.

O concurso, organizado pela Diretoria de Imagem da UFJF contou com as seguintes categorias: profissional, amador e celular – com as duas últimas divididas em duas subcategorias – colorido e preto e branco. Foram selecionadas cinco fotos em cada grupo.  Márcio Guerra disse que posteriormente as fotografias poderão ser utilizadas em produtos como agendas e banners, para que circulem e alcancem o máximo de pessoas. “A gente observa aspectos que muitas vezes no dia a dia não temos a menor ideia de que as pessoas notam.”

Várias formas de observar
Uma das primeiras colocadas na categoria celular preto e branco, a aluna do curso de Ciência da Religião, Elis Regina de Lima, ressalta que viu na UFJF um espaço para aproveitar o tempo com a sua filha e brincar. A menina de 3 anos foi a inspiração e o elemento principal para  a fotografia “Entardecer na UFJF”. “Ela estava brincando naquela parte e eu comecei a bater várias fotos dela. Uma ficou muito bonita e eu decidi inscrevê-la no concurso, acabei sendo surpreendida de ter sido premiada. Eu consegui ter um olhar mais lúdico desses espaços pelos quais eu passo todos os dias.”

Outra premiada, a aluna do curso de Medicina, Diana Francisca, utilizou uma foto que já estava em sua galeria de imagens, tirada sem nenhuma pretensão. “Eu frequento muito o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) por conta do meu curso e sempre tirei muitas fotos do ambiente por achar muito importante esse nosso contato com a mata possibilitado pela UFJF, e essa foi uma das minhas fotos preferidas”. A imagem “Observador da Mata” trás um dos já conhecidos macaquinhos que habitam o ICB.

As fotos vencedoras estão expostas no saguão da Reitoria, no Centro do campus sede.

Outras informações: (32) 2102-3968 (Diretoria de Imagem Institucional)