Premiado no Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, documentário de Karina Orquidia será exibido nesta terça, às 19h, na Sala Paulo Freire, na Faced (Foto: Caique Cahon)

Como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Bacharelado em Cinema e Audiovisual, a então aluna da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Karina Orquidia, produziu o curta metragem “Lugar de quê?”. Agora ela volta à casa para exibir sua produção na Faculdade de Educação (Faced), nesta terça-feira, 25. Abordando a temática antimanicomial, o filme será exibido às 19h, na Sala Paulo Freire, e contará com a presença de alguns entrevistados. 

De acordo com Karina, a produção do curta surgiu de um questionamento levantado a partir da vivência com usuários da Rede de Saúde Mental de Juiz de Fora. “Fui estagiária de artes no Centro de Convivência Recriar (CCR), durante dois anos, pela Prefeitura de Juiz de Fora, e mais dois como voluntária pela Associação Trabalharte (CCR). Ao realizar meu trabalho e dialogando com os usuários, comecei a me questionar sobre o lugar dos sujeitos tidos como “loucos”, pois eles me destinavam outros lugares de representação no mundo, como artista, poeta, locutor de rádio, mãe de família. Mas muitas de suas famílias, assim como a sociedade em geral, destinam eles a um único lugar, o de loucos. Algo muito próximo de ser o lixo, o resto da sociedade”.

O filme foi produzido em um estúdio no Instituto de Artes e Design (IAD), onde cinco pessoas são convidadas a responder sobre o lugar delas no mundo. Ao todo eram seis pessoas conversando e encenando. A proposta era “encenar como os loucos que a sociedade pensa que eles são”. Os participantes amaram a ideia e devolveram a pergunta para a idealizadora. “Qual personagem você será?”. Eles escolheram a minha personagem: a sociedade.”

Karina também destaca a importância de ter seu filme sendo exibido na Universidade. “Devolver este filme em exibição à UFJF para mim é muito importante, principalmente por ser um convite do setor da Educação. Além de ser formada em Cinema, sou Licenciada em Artes Visuais (UFJF). Pensar a educação deve ser integral. Educar é repensar estereótipos, questionar inclusive imagens que muitas vezes nos são dadas como certas. É aprender a ler o mundo com outros olhos. Penso que essa é uma das funções da educação artística. Sou muito grata pelo convite e por essa oportunidade de diálogo sobre o tema e provocações que o “Lugar de quê?” levanta. 

A produção já ganhou um prêmio no Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades e foi selecionada para seis outros festivais. Karina pretende dar continuidade na produção de documentários e prevê outro projeto que envolve o tema “Representação Indígena”. 

Outras informações
karinaorquidia@gmail.com