Estudante de 19 anos será apresentado na Festa Literária de Paraty (Foto: Arquivo pessoal)

O doce e o amargo é nome do livro de contos vencedor do primeiro lugar no Prêmio Sesc de Literatura de 2019 dentre 926 contos inscritos. O autor é o estudante do curso de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), João Gabriel Paulsen, que terá a obra publicada em novembro.

Paulsen escreve desde os 15 anos e reuniu o trabalho de um ano e meio no livro agora premiado. Para ele essa é uma oportunidade única. “Esse prêmio significa, sobretudo, uma abertura de múltiplas oportunidades. O mercado editorial no Brasil é de dificílimo acesso e a publicação independente costuma ter um alcance muito limitado. Com o prêmio Sesc e a consequente publicação do meu livro pela editora Record, as perspectivas para me aventurar numa carreira literária tornam-se muito mais amplas e sólidas”.

O livro é uma coletânea de contos que, segundo o autor, surgiu a partir de diversas inspirações. “As leituras e as experiências pessoais são as coisas que provavelmente mais me influenciaram, e ainda influenciam, no processo de escrita. Acredito também que os conflitos que se vive na juventude foram essenciais para a produção de quase todas as narrativas. Por exemplo, alguns contos beiram a fantasia enquanto outros tratam da vida cotidiana e da experiência ordinária”.

O estudante de 19 anos já conhecia o concurso, mas o estímulo para participar veio por meio de outra participante na categoria “romance” e estudante do curso de Letras da UFJF, Marcela Gonçalves. Com a vitória, João Gabriel Paulsen será anunciado na Festa Literária de Paraty (Flip), juntamente com o vencedor da categoria “Romance”, Felipe Holloway, como um dos vencedores da 16ª edição do prêmio Sesc. Os livros serão publicados até o final do ano pela editora Record, e ocorrerão eventos de lançamento e divulgação em São Paulo e em Juiz de Fora. No ano de 2020, o estudante fará uma série de viagens pelo país para divulgar a obra e participar de eventos relacionados à literatura.

Outras informações: jogpaulsen@gmail.com