Vagas são destinadas a brasileiros e estrangeiros e formulários devem ser preenchidos até dia 28 (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Começa nesta terça, 18, o período de inscrições para o edital 60/2019, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), referente à seleção para contratação de professor visitante e/ou professor visitante estrangeiro, com oito vagas para os campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares. Não é cobrada taxa e os formulários, para brasileiros e estrangeiros, devem ser preenchidos até o próximo dia 28.

As vagas destinadas ao campus sede estão distribuídas entre as faculdades de Economia, no  Departamento de Economia e Finanças; Engenharia, nos departamentos de Construção Civil e Mecânica Aplicada e Computacional; e Odontologia, na área de Clínica Odontológica; e nos institutos de Ciências Biológicas, no Departamento de Zoologia; de Ciências Exatas, no Departamento de Física; e de Ciências Humanas, no Departamento de Ciência da Religião. Já no campus avançado de Governador Valadares, foi destinada uma vaga no Departamento de Ciências Básicas da Vida, do Instituto de Ciências da Vida.

A carga horária prevista é de 40 horas semanais e exige dedicação exclusiva. Os pré-requisitos para o candidato concorrer são: possuir título de doutor, no mínimo, há cinco anos, ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos. A seleção se dará por processo seletivo simplificado, constando de prova de títulos e análise do plano de trabalho a ser desenvolvido pelo candidato.

O professor visitante nacional ou estrangeiro deverá atuar na melhoria da qualidade da pós-graduação, podendo ministrar aulas, orientar alunos, cooperar na elaboração de projetos de captação de recursos nas agências nacionais e internacionais, bem como na produção de artigos a serem submetidos a revistas de alto fator de impacto. Deverá ser capaz de expandir as atividades de internacionalização, viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico e a participação em redes de pesquisa, prioritariamente, internacionais.

Confira o edital completo

(32) 2102-3930 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas