A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) divulgaram nesta quarta-feira, 12, o edital para candidatos interessados em fazer parte da Comissão de Heteroidentificação (verificação das autodeclarações étnico-raciais) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  A participação contempla técnico-administrativos em educação (TAEs), docentes e estudantes da pós-graduação (mestrado e doutorado) com matrícula ativa na instituição.

As inscrições estão abertas até o dia 18 de junho, por meio de envio do formulário preenchido, disponível no edital. A análise dos candidatos à comissão será realizada pela Diretoria de Ações Afirmativas, seguindo os critérios de diversidade de gênero, cor e naturalidade.  A comissão atenderá ao ingresso em todos os cursos de graduação da UFJF.

Capacitação

Com o objetivo de orientar e discutir aspectos importantes para capacitação dos aprovados, a Diaaf promoverá um curso de formação da comissão de heteroidentificação. O público-alvo são os novos inscritos, os já integrantes da comissão e demais interessados na temática.  A comunidade acadêmica do campus de Governador Valadares poderá participar do evento por meio de webconferência, a ser realizada na Sala de Videoconferência, na Sede Administrativa (1º andar), na Rua São Paulo, 745, Centro. 

A atividade será ministrada pelo Pró-reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Adilson Pereira dos Santos, que é doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg),  com a tese “Implementação da Lei de Cotas em três universidades federais mineiras”. Na ocasião, serão abordados aspectos teóricos e relativos à metodologia e detalhamento de procedimentos do ato da verificação de autodeclaração, de acordo com os fundamentos jurídicos da heteroidentificação étnico-racial.  

Os inscritos poderão optar por uma das seguintes datas: 18 de junho, das 17h às 20h no Anfiteatro das Pró-reitorias ou 19 de junho, das 9h às 12h, no Anfiteatro 2 do Centro de Ciências.

Os interessados no processo devem enviar o formulário para o e-mail: comissao.prograd@ufjf.edu.br. A participação confere certificado ao fim das atividades.

Outras informações:

(32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação

(32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas