Exposição de Andrea Buttner durante abertura ao público da 33a Bienal de São Paulo (Foto: © Leo Eloy / Estúdio Garagem / Fundação Bienal de São Paulo)

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) volta a realizar, em parceria com a Fundação Bienal, uma das etapas do programa de mostras itinerantes da 33ª Bienal de São Paulo. Com o tema Afinidades Afetivas, o recorte que chega ao espaço da UFJF nesta quarta-feira, dia 12, apresenta diferentes associações e relações a partir de obras e artistas que participaram da exposição original no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, entre setembro e dezembro de 2018. No Mamm, estarão presentes cerca de 40 obras de artistas nacionais e estrangeiros – dentre os quais o escultor, desenhista, cenógrafo e artista gráfico Waltercio Caldas –, que trazem novas experiências em relação ao projeto original, que atraiu mais de 736 mil visitantes. A abertura acontecerá às 20h, e as visitações até 8 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com entrada franca.

Os recortes da 33ª Bienal de São Paulo foram concebidos pelo curador convidado, Jacopo Crivelli Visconti, enquanto o projeto original, que abrangeu o todo da mostra, foi elaborado pelo curador geral da 33ª Bienal, Gabriel Pérez-Barreiro. A exposição realizada em São Paulo apresentou um conjunto de elementos: o conceito geral da mostra; sete exposições coletivas organizadas por sete artistas-curadores; participações individuais de artistas convidados diretamente pelo curador geral; e relações que se criavam em torno dessas instâncias.

Para as Itinerâncias, buscou-se enfatizar o momento em que obras, artistas e pensamentos, antes separados e distantes na 33ª Bienal, aproximam-se e se atraem reciprocamente, remetendo às moléculas e aos elementos citados por Goethe em seu romance “As Afinidades Eletivas”, de 1809. A obra foi utilizada por Pérez-Barreiro como um dos referenciais para a concepção de seu projeto. Assim, a exposição que chega ao Mamm, longe de reproduzir com exatidão o que foi apresentado na última Bienal, traz diferentes associações e relações a partir de recortes das obras e seus criadores.

Ao todo, são oito artistas selecionados para a mostra do Mamm, com representantes da Argentina, da Alemanha e da Espanha, além do Brasil, que participa com cinco convidados. Alejandro Corujeira, de Buenos Aires; Andrea Büttner, de Stuttgart; Antonio Ballester Moreno, de Madrid, são os estrangeiros cujas criações se aproximam e dialogam com os trabalhos de Ana Prata, de Sete Lagoas (MG); Bruno Dunley, de Petrópolis (RJ); Bruno Moreschi, de Maringá (PR); Sofia Borges, de Ribeirão Preto (SP); e Waltercio Caldas, do Rio de Janeiro (RJ).

Obra do artista Antonio Ballester Moreno (Foto: Divulgação)

Parceria produtiva

Na avaliação do diretor do Mamm, Ricardo Cristofaro, a parceria com a Bienal demonstra a importância que a instituição juiz-forana ocupa no cenário nacional e seu reconhecimento “como um relevante polo de difusão das artes visuais no interior do país”. Para ele, trata-se, ainda, da consolidação do trabalho desenvolvido desde a criação do Museu, em 2005, com uma programação de qualidade e padrões museológicos de excelência. “Considero a itinerância da Bienal uma importante oportunidade para o público juiz-forano e da região conhecer um pouco mais da produção artística nacional e internacional. Uma ocasião singular de democratização da cultura, ampliação de públicos e fortalecimento de políticas de integração da Universidade com a sociedade.”

Embora o modelo de exposição adotado pelo curador-geral Gabriel Pérez-Barreiro, com sua estruturação em módulos, não ofereça uma amostragem mais ampla do projeto original da 33ª Bienal, Cristofaro acredita que o programa de itinerância amplia a circulação de obras que integraram a 33ª Bienal, possibilitando “novas relações entre artistas, visitantes e obras” de uma forma que o diretor do Mamm considera bastante coerente com o projeto curatorial desta edição.

Ações de difusão

No dia 18 de junho, o Programa Educativo da Bienal promove, durante o 5º Encontro de Educadores de Museus Brasileiros no Mamm, uma palestra sobre os conceitos da 33ª Bienal e as pesquisas curatoriais e de artistas que integram o recorte do evento em Juiz de Fora.  

Baseada na publicação educativa “Convite à Atenção”, essa ação conta com um exercício que convida o espectador a práticas de atenção prolongada sobre as produções artísticas da exposição, desde o encontro com determinada obra até o compartilhamento de reflexões sobre a mesma, o que representa uma experiência de diálogo e troca entre a arte, o artista e o público presente.

A palestra e a atividade acontecem a partir das 19h30, no auditório do Mamm, com a gerente do Programa Educativo da Fundação Bienal de São Paulo, Cláudia Vendramini, e com o arte-educador e assessor do Programa, Maurício Perussi.

Cultura e educação

O projeto que percorre diferentes cidades com seleções de obras da Bienal de São Paulo teve início em 2011, completando agora cinco edições. Para a realização das Itinerâncias da 33ª Bienal foram renovadas parcerias com o Mamm, o Sesc São Paulo e a Fundação Clóvis Salgado. Parcerias inéditas foram firmadas com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Governo do Espírito Santo, com o Museu Nacional, em Brasília, e com a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Pela primeira vez, participa também o Museo de Antioquia, em Medellín, na Colômbia.

Obras de Bruno Dunley, Espelho V.e Espelho VI. Exposição de Sofia Borges para a 33a Bienal de São Paulo em itinerância na Fundação Clóvis Salgado em Belo Horizonte (Foto: © Paulo Lacerda / Fundação Clóvis Salgado)

Segundo o  presidente da Fundação Bienal, José Olympio da Veiga Pereira, “a Bienal de São Paulo é um patrimônio cultural de todo brasileiro e, para ampliar o acesso a seus conteúdos, a Fundação co-realiza, com instituições culturais parceiras, o programa de mostras itinerantes. Além das exposições, a iniciativa inclui ações educativas e de difusão, estando alinhada à missão da Fundação de integrar cultura e educação à vida cotidiana”.

Para a pró-reitora de Cultura da UFJF, Valéria Faria, a parceria do Mamm com a Fundação Bienal de São Paulo ressalta a relevância do museu juiz-forano no panorama nacional e honra a memória de seu patrono, o poeta Murilo Mendes, que, como colecionador e crítico de arte moderna, refletiu com propriedade sobre a produção artístico-visual contemporânea. Além disso, o programa de mostra itinerante dialoga com as propostas de valorização e promoção do acesso à cultura que orientam as ações da Procult.

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Confira as obras que estarão expostas

Outras informações: (32)  2102-3964 (Procult-UFJF)

(32) 3229-7650 (Mamm-UFJF)