Armando Nascimento Júnior apresentou o projeto Lampião 2.0, TCC defendido por ele, na UFJF, em 2018 (Foto: Divulgação)

O ex-aluno da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Armando de Jesus do Nascimento Júnior, foi vencedor da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) Sudeste 2019, na categoria Comunicação e Inovação. O projeto vencedor, Lampião 2.0, foi seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido em dezembro de 2018.

A premiação corresponde à etapa regional do Expocom, que levará os vencedores de cada região do Brasil a competirem no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em setembro, na Universidade Federal do Pará (UFPa).

“O Lampião 2.0 é uma denúncia em relação a alguns aspectos que são essenciais para a sobrevivência de todo ser humano. A gente está falando sobre o acesso à educação, à segurança, ao mercado de trabalho e, em casos mais graves, sobre o acesso à vida.”, resume Nascimento Júnior.

Durante a graduação, Armando de Jesus do Nascimento Júnior foi bolsista de Iniciação Científica da UFJF e participante do grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA), onde desenvolveu pesquisas relacionando o pluralismo e a diversidade a programas de saúde. De acordo com a professora da Facom e orientadora de Nascimento Júnior nos projetos de iniciação científica e no TCC, Iluska Coutinho, a questão da inclusão sempre esteve presente nas investigações do aluno.

Ele produziu uma série de vídeos, intitulada Lampião 2.0: o espaço de gays negros dentro das instituições de ensino superior. Segundo a professora, além da preocupação com o conteúdo, foram pesquisadas maneiras de tornar o projeto acessível, realizando uma grande reportagem em mídia digital, estruturada como uma conversa de WhatsApp e publicada no site do NJA. “Uma inovação em defesa das notícias, da relevância e do papel do jornalismo”, ressalta a professora.

Segundo o ex-aluno, a premiação do projeto Lampião 2.0 é resultado do fomento proporcionando pelo acesso à educação pública e a prova de que as diferenças contribuem para uma universidade melhor e mais inclusiva. “Falar sobre esse prêmio, pra mim, é também falar sobre resistência, sobre resistir num espaço completamente segregante, como é o ensino superior. É falar sobre a falta de oportunidades para uma parcela da população que sofre dentro e fora das universidades, sobre a luta diária de uma comunidade que tem seus direitos cassados diariamente e que está à margem da sociedade e longe de qualquer garantia, seja de acesso à educação, ao mercado de trabalho ou a outros espaços que distinguem pela cor e pela sexualidade.”

Premiação corresponde à primeira etapa do Expocom, que leva os vencedores de cada região a competirem no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em setembro, na UFPa (Foto: Divulgação)

Para a orientadora, a premiação mostra que pesquisa e desenvolvimento de produtos andam juntos, e ressalta a qualidade do trabalho de formação da Facom. “Pelo diálogo com a inovação, esse resultado reforça ainda nosso compromisso com o futuro, o de nossos egressos da Comunicação e da própria sociedade, que será sempre mais justa. Quanto melhor for o jornalismo, maior será sua capacidade de incluir e comunicar.”

Iluska acrescenta que o reconhecimento público é uma oportunidade de mais pessoas compartilharem a trajetória de formação de Nascimento Júnior, marcada por seu compromisso com a pesquisa, com a formação e com uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa. “Assim como ele, há vários outros talentos. Os aplausos e o prêmio são uma celebração pública, mas, no fundo, a gente já sabia do grande valor dele e de outros egressos do NJA e da Facom”

A Expocom
A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Os trabalhos participantes são realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior e se inserem no âmbito das disciplinas acadêmicas do curso de graduação. A premiação simbólica é feita para as categorias Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Cinema e Audiovisual, Produção Transdisciplinar e Rádio, TV e Internet.

Outras informações
Prêmio Expocom 2019