Da esquerda para direita: Doutoranda Maiara Alvim, professor Rogério de Souza, professor Anderson Pires da Silva, professor Anderson Soares Gomes, professor Anderson Bastos Martins e professora Juliana Gervason (foto: arquivo pessoal).

Uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) investigou as relações entre leitores, autores e obras no contexto dos quadrinhos eletrônicos publicados na internet, os chamados webcomics. A tese foi desenvolvida pela acadêmica Maiara Alvim de Almeida, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários.

Maiara aponta que, por se tratar de uma pesquisa que lida com estudos da recepção, foram analisadas páginas e postagens feitas por autores e fãs em suas mídias sociais. “Nosso objetivo principal era estudar como as novas tecnologias do texto impactaram as relações entre autores, leitores e obras, em especial no ciberespaço. Além disso, queríamos verificar como essas tecnologias abrem novas possibilidades para os quadrinhos, trazendo para essa linguagem os elementos do hipertexto e introduzindo o elemento da interação”.

Com o término da pesquisa, a acadêmica constatou que a internet e as novas tecnologias digitais estão impactando a maneira como fazemos e consumimos narrativas em geral. “As audiências demandam um papel mais decisivo e incisivo nos rumos das histórias que consomem, e essas, por sua vez, mostram-se mais abertas para a interação e a participação do público.” Além dessa confirmação, Maiara ressalta que outro exemplo encontrado no estudo foi o “das relações entre diferentes formas de construção de narrativa, como literatura, jogos eletrônicos e quadrinhos, sendo assim, podemos afirmar que estamos diante de novos gêneros narrativos híbridos, os quais vão além do que tradicionalmente entendemos como quadrinhos.”

O professor orientador, Rogério de Souza Sérgio Ferreira, destaca que a tese  apresenta, discute e formula hipóteses acerca de narrativas que se fazem presentes no meio virtual, em especial aquelas que receberam o nome de “Webcomics”. “As narrativas no meio eletrônico dispõe de recursos que facultam ao leitor novas opções de participação, o que significa formas de interação entre leitor e texto diferentes do meio impresso. Por ser um assunto relativamente novo, a Academia brasileira carece de pesquisas nesta área, assim, o presente trabalho certamente contribuirá para as discussões a respeito do assunto.”

Contatos:
Maiara Alvim de Almeida
maiaralvim@gmail.com

Rogério de Souza Sérgio Ferreira
rogeriossferreira@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Rogério de Souza Sérgio Ferreira – (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Anderson Bastos Martins – (UFJF)
Prof. Dr. Anderson Pires da Silva – (UFJF)
Prof. Dra. Juliana Gervason Defilippo – (CES/JF)
Prof. Dr. Anderson Soares Gomes – (UFRRJ)

Outras Informações: (32) 2102-3118 Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários