Procedimento deve ser feito na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Termina nesta quarta-feira, 12, o prazo para destrancamento de curso dos alunos que estão com o segundo semestre de 2019 trancado. O procedimento deve ser feito na Central de Atendimento (CAT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), das 8h às 20h, no prédio da Reitoria.

Uma vez destrancada, a matrícula do estudante volta a funcionar normalmente e segue os prazos do calendário acadêmico para pré-matrícula, que deve ser feita pelos estudantes no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) entre os dias 20 e 23 de julho.

O trancamento de cursos da graduação da UFJF está com novo sistema de funcionamento desde o segundo semestre de 2018. A cada seis meses, os alunos que trancaram o curso têm suas matrículas destrancadas automaticamente. O modo de proceder para trancamento continua o mesmo, sendo feito pelo próprio aluno no Siga. O estudante pode ter sua matrícula trancada pelo tempo máximo de três períodos. Com o novo funcionamento, a cada semestre, é preciso que o aluno renove o trancamento, caso assim o deseje.

Antes, o estudante tinha a opção de trancar até três semestres letivos de uma vez, e o destrancamento automático era feito somente após esse período. A mudança foi pensada para agilizar o procedimento. Com a outra forma de prazo, caso o estudante optasse por destrancar o curso antes do período indicado no Siga, era preciso comparecer pessoalmente à Central. Agora, a cada seis meses o destrancamento é efetuado de forma automática.

Os requisitos para trancamento continuam. É preciso, por exemplo, ser aluno do terceiro período em diante, não ter sido reprovado por infrequência, não ter obtido nota zero em todas as disciplinas do semestre, nem estar sem conceito em matérias como o Trabalho de Conclusão de Curso ou em Estágios.

Outras informações:
(32) 2102-3911 – Central de Atendimento UFJF