Espécie de orquídea, Hadrolaelia coccinea, uma das estudadas na pesquisa (foto: arquivo pessoal)

Com o objetivo de conhecer a anatomia das folhas de plantas epífitas do Parque Estadual do Ibitipoca e relacionar suas características com o ambiente no qual vivem, Flávia Bonizol Ferrari desenvolveu sua tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGECOL), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O material coletado foi processado no Laboratório de Anatomia Vegetal da UFJF para a visualização dos tecidos vegetais das espécies estudadas.

Espécie de samambaia, Pleopeltis hirsutissima, também analisada na tese (foto: arquivo pessoal)

Epífitas são plantas que vivem sobre outras plantas (hospedeira), sem que haja prejuízo destas últimas. De acordo com a pesquisadora, por apresentarem esse hábito, enfrentam, como maior problema, a escassez de água e nutrientes. A tese avaliou a anatomia foliar de orquídeas, bromélias, samambaias, dentre outras ocorrentes no Parque Estadual do Ibitipoca (PEIB).“Esse trabalho partiu de um levantamento das epífitas do PEIB realizado pela doutoranda do PPGECOL, Samyra Gomes Furtado, entre 2014 e 2015. As 40 espécies mais representativas foram avaliadas na minha pesquisa. Além disso, sou TAE do departamento de Botânica /ICB desde 2009 e realizei o meu doutorado no mesmo departamento onde trabalho, ou seja, considero que foi um processo de qualificação.” revela.

Flávia aponta que os resultados demonstraram que as epífitas apresentam várias adaptações relacionadas à economia e absorção de água e nutrientes e, em comparação à flora terrestre, mostram particularidades anatômicas que as qualificam como um grupo funcional. “O desenvolvimento de estratégias compatíveis com o hábito epifítico é uma particularidade de cada grupo, estando, muitas vezes, relacionado à família botânica à qual a espécie pertence.”

Segundo o professor orientador, Luiz Menini Neto, o estudo é interessante, pois utiliza um grande número de espécies e contribui com dados importantes acerca da ecologia de epífitas vasculares. “Foram analisadas 40 espécies pertencentes a distintas famílias, que buscou elucidar alguns aspectos ecológicos sobre estes grupos de plantas, avaliando se diferentes espécies no mesmo ambiente apresentariam convergência anatômica, com características similares, e se algumas espécies em locais distintos apresentariam algum tipo de divergência anatômica condicionada pelo ambiente. Dessa forma, a tese preenche lacunas de conhecimento sobre a anatomia e relação das plantas com o ambiente em que ocorrem.”

Contatos:
Flávia Bonizol Ferrari – (doutoranda)
flaviaboferrari@yahoo.com.br

Luiz Menini Neto (orientador – UFJF)
menini.neto@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Luiz Menini Neto (orientador – UFJF)
Prof. Dra. Luciana Moreira Chedier (UFJF)
Prof. Dra. Narah Costa Vitarelli (IF Sudeste/JF)
Prof. Dra. Jaqueline Dias Pereira (UFV)
Prof. Dra. Ana Joffily Coutinho (UFF)

Outras Informações: (32) 2102-3227 – Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGECOL)