exibicao_jogo_brasil_jamaica_copadomundofeminina__090619__Foto_GabrielaMaciel_UFJF

Exibição na Praça começou com uma hora de antecedência (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

A Copa do Mundo feminina começou com tudo para a seleção brasileira. Com grande atuação de Cristiane, as jogadoras do Brasil conseguiram uma vitória importante de 3×0 contra a Jamaica neste domingo, em Grenoble, na França. Para celebrar a estreia da seleção, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu, contando com a parceria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Coletivo Maria Maria, a exibição da partida em um telão instalado na Praça Cívica do campus. A exibição teve chamada das jogadoras em redes sociais – a equipe publicou vídeo convocando os juiz-foranos.

A exibição teve início uma hora antes do início da partida com a venda de produtos nos quiosques ao lado do telão. Às 10h30, olhos concentrados na estreia da seleção. A cada lance, o público se entusiasmava com o time do Brasil. Ao fim da partida, foi organizada uma roda de debates sobre o futebol feminino e a visibilidade da mulher no esporte. As próximas partidas da seleção brasileira, nos dias 13 e 18 de junho, também terão exibição na Praça Cívica. Caso passe da fase de grupos, todos os jogos do Brasil também serão exibidos.

Integrantes de Coletivo e DCE discutem representatividade feminina no esporte (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Com a exibição no campus, a ideia é que, a partir das partidas, seja possível discutir e dar visibilidade ao esporte feminino. “Um evento como esse é muito importante para reforçar a luta constante pela equidade e pela igualdade de gênero. O esporte feminino pode e deve ser levando em conta tanto quanto o masculino. O evento vai muito além do futebol, mostra que a mulher está em lugares que antes não se pensava poder estar e vai continuar ocupando cada vez mais”, destacou a coordenadora de esportes do DCE, Laura Nazário.

Integrante do Coletivo Maria Maria, Clarice Abreu aponta a repercussão e a exibição desta Copa do Mundo como de grande importância para se ter um novo olhar sobre os conceitos de representatividade. “Nós, mulheres, podemos estar em um espaço onde falam que não podemos estar. É isso que esta exibição está mostrando. Muitas vezes nos são tiradas essas oportunidades por um conceito de masculinidade que se sobrepõe ao feminino. Entendemos que um evento assim, onde podemos nos expressar, mostrar nossas perspectivas, proporciona uma oportunidade de recuperar aquilo que nos é tirado todos os dias.”

Veja mais fotos da exibição.

O jogo

UFJF, DCE e Coletivo Maria Maria também exibirão próximos jogos nos dias 13 e 18 (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

A seleção entrou em campo desfalcada de sua principal jogadora, Marta. A camisa 10 brasileira sofreu uma lesão na parte posterior da coxa esquerda e não se recuperou a tempo para a partida de estreia. Mas se não tinha Marta, o Brasil tinha Cristiane. Em dia inspirado, a atacante assumiu a responsabilidade de substituir a melhor do mundo e deu um verdadeiro show em campo. Três gols, premiação de melhor da partida e a vitória para a seleção brasileira.

O Brasil abriu o marcador com Cristiane ainda nos primeiros 15 minutos de jogo, com uma cabeçada que venceu a goleira jamaicana. Na segunda etapa, mais dois gols da camisa onze, logo no recomeço, aos 4’ e aos 18’. O primeiro saiu de uma sobra de bola na área adversária, em que a atacante conseguiu marcar o gol com pouco ângulo. Pouco depois, em cobrança de falta, Cristiane bateu com força e sacramentou a vitória do Brasil.

A seleção brasileira volta a campo na próxima quinta-feira, 13, às 13h contra a seleção da Austrália, que perdeu na estreia para a Itália por 2 x 1. O reforço para o Brasil pode ser a volta de Marta, que deve estar recuperada da lesão e pronta para jogar.

Outras informações: (32) 2102-3758 (Diretório Central dos Estudantes)