Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu estudantes do Colégio Estadual e da Escola Pedro Baptista de Souza na última quarta-feira, 5.  As instituições ficam em Santo Antônio de Pádua (RJ) e é a primeira da cidade a visitar o campus. Cerca de 40 alunos, do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio participaram da visita.

A professora de História e Sociologia, Sandra Maria da Silva Cruz, organizou a viagem dos alunos até a UFJF e conta que a escola já tem o hábito de levar seus estudantes para conhecer instituições de ensino superior na região. “Todos os anos a escola leva os alunos para conhecer uma faculdade. Tivemos, então, a ideia de virmos conhecer uma universidade com mais amplitude, com mais cursos.”

A professora aposentada Jacqueline Martins também acompanhou a visita. “O objetivo é sempre levar esses alunos a ver que tem coisas maiores num espaço maior do que aquele da nossa cidade, que é do interior. É bom oferecer a oportunidade de conhecer uma universidade e ampliar horizontes. Isso ajuda na escolha e preparação, seja para o Pism ou o Enem. Às vezes, os alunos pensam muito nas notas que precisam tirar para passar de ano e não pensam no futuro. É importante que eles abram a mente para estudar agora e alcançar um objetivo maior no futuro”.

Durante a visita, os alunos puderam escolher entre visitar os cursos de Ciências Exatas ou visitar os cursos de Ciências Humanas. O aluno do 1º ano, Hyago Gonçalves, ficou surpreso com as opções que a universidade oferece. “O que mais me chamou atenção foi a quantidade de cursos. E dentro de cada curso tem áreas específicas que eu nem imaginava que poderia ter”.

O Programa de visitas tem como proposta, além de apresentar fisicamente o campus, mostrar como é a rotina acadêmica e universitária. “A gente viu coisas que não imaginava encontrar aqui. É uma experiência muito grande, agora temos a noção de como vai ser a universidade quando a gente chegar. Conhecemos o restaurante, as faculdades, a reitoria”, conta a estudante Anna Beatriz de Andrade, do 9º ano.

O Programa de Visitas da UFJF funciona desde 2013. As atividades são realizadas entre quarta e sexta-feira. No período da manhã, os alunos assistem à palestra de apresentação da UFJF e, à tarde, realizam o passeio pelo campus. São 10 opções de roteiro de visita diferentes.

As escolas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (32) 2102-3966 ou pelo e-mail visitas@comunicacao.ufjf.br