Já está chegando ao fim o prazo de inscrições para o Sisu 2019 do segundo semestre, que se encerra às 23h59 desta sexta-feira, 7 de junho. Portal da UFJF listou as principais dúvidas dos candidatos sobre a seleção para 935 vagas, disponíveis em 33 cursos no campus Juiz de Fora (740 vagas) e 9 cursos em Governador Valadares (195).

1 – O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Nesta edição do Sisu, pode concorrer quem fez o Enem 2018.

2 – Como funciona o Sisu?

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição – que está restrita àqueles que não tenham tirado nota zero na redação. O prazo para se candidatar começou na última terça-feira, 4, e termina nesta sexta-feira, 7. A inscrição é feita exclusivamente pela internet na página do Sisu. O candidato pode escolher dois cursos (como primeira e segunda opção) e definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas aos grupos de acesso (cotas). Durante o período de inscrição, é permitido alterar as opções a qualquer momento. Será considerada válida a última inscrição confirmada até as 23h59 do dia 7 de junho.

Ao fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2018. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. O resultado definitivo será divulgado na segunda-feira, 10 de junho.

Após a chamada única regular do processo seletivo, se o candidato não for aprovado, poderá participar da lista de espera. Para isso, deve manifestar o interesse, também no site do Sisu,  entre os dias 11 e 17 de junho.

3 – Posso participar do Sisu 2019.2?

Sim, desde que tenha feito o Enem 2018 e que não tenha zerado a redação.

4 – O que é necessário aos aprovados para inscrição no segundo semestre do Sisu 2019?

O candidato deve acessar o site do Sisu, clicar em “Fazer inscrição” e informar o número de inscrição e a senha, usados no Enem 2018. É preciso ficar atento aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Essas informações serão fornecidas pelo sistema no ato de inscrição.

5 – Como fico sabendo minha nota no Enem?

No momento em que o candidato insere no sistema o número de inscrição e a senha do Enem de 2018, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.

6 – Como escolher a UFJF no sistema?

O Sisu tem um campo para buscar vagas por município, instituição e curso. Basta digitar “UFJF” no campo “Pesquisar Vagas” para ter acesso à lista de vagas.

7 – Quais são as modalidades de concorrência do Sisu?

As vagas são divididas entre grupos voltados para as ações afirmativas (cotas) e ampla concorrência. Dentro das ações afirmativas, o candidato deve fazer a opção considerando os seguintes perfis:

A – Pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar menor que 1,5 salário mínimo e ensino médio integral em escolas públicas ou equivalente.

A1 – mesmos requisitos acima, para candidatos com deficiência.

B – Renda familiar menor que 1,5 salário mínimo e ensino médio integral em escolas públicas, para candidatos que não se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.

B1 – mesmos requisitos acima, para candidatos com deficiência.

C – Amplo acesso, para estudantes que não fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou optaram pela não participação no sistema de cotas

D – Pretos, pardos ou indígenas, independente da renda familiar e ensino médio integral em escolas públicas.

D1 – mesmos requisitos acima, para candidatos com deficiência.

E – Independente da renda familiar, ensino médio integral em escolas públicas, para candidatos que não se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.

E1 – mesmos requisitos acima, para candidatos com deficiência.

8 – Quais cursos são oferecidos pela UFJF neste segundo semestre por meio do Sisu?

A UFJF através do Sisu 2019.2 disponibiliza  935 vagas nos dois campi, sendo em 33 cursos no campus Juiz de Fora (740 vagas) e em 9 cursos em Governador Valadares (195). As vagas são ofertadas nas modalidades bacharelado e licenciatura, em período integral (matutino/vespertino) ou noturno.  Confira a lista.

9 – Quais cursos da UFJF oferecem mais vagas?

Em Juiz de Fora, o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas tem 75 vagas e o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, 63. Em Governador Valadares, os cursos que possuem mais vagas são Administração, Ciências Econômicas, Direito e Medicina, todos com 25 vagas.

10 – Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e área básica de ingresso (ABI)?

Bacharelado – curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.

Licenciatura – curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado.

Área Básica de Ingresso – Designa uma situação em que uma única “entrada” possibilita ao estudante, após a conclusão de um conjunto básico de disciplinas – denominado de “ciclo básico”,  a escolha de uma entre duas ou mais formações acadêmicas. É comum em cursos cuja entrada é única para licenciatura ou bacharelado (história, física, geografia etc.); ou em cursos como os de letras, que disponham de várias formações acadêmicas vinculadas.

11 – O que são cursos interdisciplinares?

Dentro da listagem de cursos oferecidos pela UFJF no Sisu, há a possibilidade de cursar um dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs): Artes e Design, Ciências Humanas e Ciências Exatas. Os BIs constituem uma alternativa de renovação da estrutura curricular das universidades brasileiras. O aluno passa por um primeiro ciclo, com duração de dois anos e meio a três anos, de formação abrangente e formado por disciplinas de diversas áreas, tendo a liberdade para montar a sua própria grade curricular. O objetivo é fornecer ao aluno uma base interdisciplinar e maturidade na escolha do curso profissional.

Ao fim do primeiro ciclo, o estudante recebe o título de bacharel e pode encerrar a sua formação ou prosseguir para o segundo ciclo, conquistando, dentro de quatro ou cinco anos, um diploma profissionalizante da área escolhida.

12 – Sei que a UFJF tem o curso, mas ele não apareceu na lista. O que pode ter acontecido?

Alguns cursos são iniciados apenas no primeiro semestre, como é o caso Jornalismo noturno. Outra questão é que pode ser que o curso pretendido, como Moda, apareça como habilidade específica do segundo ciclo dos bacharelados interdisciplinares. Nesse caso, o aluno faz o primeiro ciclo de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design ou Ciências Humanas e depois opta pelas graduações de segundo ciclo.

13  – O que a UFJF oferece a seus alunos?

A UFJF ocupa a 19ª colocação entre as melhores universidades públicas do país. O ranking é do Índice Geral de Cursos (IGC), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, a UFJF oferece diversas oportunidades em diversos campos da graduação, como iniciação científica, projetos de extensão, bolsas de apoio estudantil e treinamento profissional. Somam-se ainda a possibilidade de fazer intercâmbio internacional e participar de empresas juniores. Conheça dez vantagens de estudar na UFJF.

14 – A UFJF exige nota mínima de alguma área do conhecimento para cursos específicos?

Não. A instituição não adota nota mínima de áreas de conhecimento para cursos específicos. As notas de cada uma têm o mesmo peso.

15 – Onde encontro a nota de corte nos anos anteriores?

O Portal da UFJF preparou uma tabela com o ponto de corte de todos os cursos da instituição, oferecidos pelo Sisu, nos últimos anos. Foi considerada a nota mínima somente da primeira chamada do processo seletivo. Os valores, em geral, variam de uma edição para a outra, de acordo com o desempenho e a modalidade de concorrência escolhidos. Mas, por meio da lista, o candidato pode identificar se o curso de seu interesse teve alta ou queda na pontuação mínima para aprovação e ainda saber se sua nota está dentro da média histórica das últimas edições. A lista, no entanto, não traz os pontos de corte para os grupos de deficientes, por ser uma novidade.

16 – Quantas chamadas são feitas no Sisu?

Apenas uma. Caso o candidato não seja classificado na chamada regular, se interessar, deve se inscrever na Lista de Espera, no site do Sisu, entre os dias 11 e 17 de junho. Havendo desistências, novos aprovados são convocados.

17 – Como funciona a Lista de Espera?

Os candidatos não selecionados em sua primeira opção na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera. O candidato deve manifestar o interesse a partir do dia 11 até 17 de junho.

18 – Após a divulgação da Lista de Espera, a UFJF fará novas convocações?

Sim, a UFJF faz editais de reclassificação que são publicados posteriormente no site da Cdara.

19 – Em caso de empate entre os candidatos, quais são os critérios de desempate?

Caso ocorra empate entre dois ou mais candidatos, os critérios de desempate são: maior nota obtida na redação; maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

20 – Quando devo fazer minha matrícula?

Os candidatos selecionados na chamada regular, cujo resultado será divulgado no dia 10 de junho, devem realizar a matrícula presencial entre os dias 25 e 26 de junho, mas é fundamental que tenham feito, previamente, a pré-matrícula on-line, que será aberta entre os dias 12 e 17 de junho. O link para a confirmação on-line ainda será disponibilizado.

21 – Não estou conseguindo realizar a minha pré-matrícula on-line, o que devo fazer?

Se estiver no prazo para realização da pré-matrícula on-line, referente ao Edital de Reclassificação para o qual foi convocado, e não estiver conseguindo realizar o procedimento, deve enviar e-mail para cdara@ufjf.edu.br durante o prazo de realização da confirmação, uma vez que a matrícula não poderá ser requerida após o prazo estabelecido para o respectivo edital.

22 – O requerimento de matrícula presencial pode ser realizado por procurador?

Sim. Conforme a portaria que regulamenta a matrícula, no item 2.4: “a matrícula deverá ser feita pelo próprio candidato ou por seu procurador legalmente constituído, devendo este apresentar uma procuração simples com outorga de poderes específicos”.

23 – Quais são os documentos necessários para matrícula?

A documentação varia conforme o grupo (modalidade de concorrência) escolhido pelo candidato. A lista e as orientações estão disponíveis na seção sobre o Sisu no site da Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

24 – Preciso autenticar as cópias dos documentos?

Não. Todas as cópias são simples. No entanto, a recomendação é que o candidato, ou seu procurador, leve os documentos originais para que seja possível providenciar novas cópias no momento da solicitação de matrícula, caso alguma cópia não esteja legível.

25 – Qual data e local devo preencher nos formulários de matrícula?

Deverá constar a data e o local referentes ao momento em que os formulários foram preenchidos. Dessa forma, data e local não coincidirão, necessariamente, com a data de realização do requerimento de matrícula.

26 – Meu certificado de conclusão foi emitido no mesmo documento do histórico. Devo apresentar outro certificado?

Não. O certificado de conclusão, emitido em conjunto com o histórico, é válido.

27 – Já faço faculdade em instituição pública. É possível cursar junto com uma da UFJF?

Não. É proibido por lei ocupar duas vagas em instituições públicas.

28 – É possível estudar na UFJF e em uma instituição de ensino particular?

Sim. Não há restrição quanto a isso, a não ser que o aprovado seja bolsista do Prouni. Nesse caso, deve desistir dessa bolsa.

29 – Eu entrei no primeiro semestre em um curso, posso tentar o Sisu para o segundo semestre em outro curso?

Sim. Desde que você faça sua inscrição novamente no Sisu, para entrada no segundo semestre.

30 – E se eu passar, como faço?

Você deve abrir mão do primeiro curso para se matricular, já que não é possível acumular duas matrículas em instituições públicas.

31 – Fui convocado na UFJF para o segundo semestre, mas já estou matriculado no primeiro semestre na UFJF ou em outra faculdade ou universidade. Posso continuar frequentando o curso até o término do período?

Sim, você pode manter o vínculo com a outra instituição no primeiro semestre letivo e cancelar este vínculo no segundo semestre letivo, quando iniciará o seu vínculo com a UFJF. Segundo a legislação, não é possível manter dois vínculos simultâneos com instituições públicas ou através do Prouni. No entanto, a sua matrícula (se deferida) pode ser antecipada para o primeiro semestre, caso ocorram desistências ou indeferimento dos candidatos convocados. Neste caso, você terá que cancelar a matrícula na outra instituição ainda no primeiro semestre letivo.

32 – Quando começam as aulas do segundo semestre de 2019?

As aulas do segundo semestre de 2019 iniciam-se em 5 de agosto no campus de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

Tem mais dúvidas? Acesse o site www.ufjf.br/cdara

Outras informações: (32) 2102-3911 (Central de Atendimento da UFJF)

faleconosco@ufjf.edu.br