O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta quinta-feira, 6, a palestra “O processo de reforma psiquiátrica em Juiz de Fora: histórico, percepções e desafios”, com a psicóloga Thaís Acácio. O objetivo é abordar a questão manicomial na cidade e na região. O evento ocorre na sede do CPA, na rua Santos Dumont, 214, a partir das 18h30.

O assunto torna-se relevante uma vez que Juiz de Fora fez parte do chamado “Corredor da Loucura” junto com as cidades de Barbacena e de Belo Horizonte onde se localizavam 90% dos meios psiquiátricos de Minas Gerais. Na década de 1980 havia 1.792 leitos e sete hospitais privados conveniados ao poder público em Juiz de Fora, o que marcou a história da cidade. O fechamento das instituições ocorreu em um processo demorado, uma vez que as clínicas desempenhavam forte papel na sociedade e no poder econômico. O último hospital a ser fechado foi a Casa de Saúde e Esperança em 2015.

A psicóloga apresentará em sua palestra as dificuldades que o fechamento dos hospitais provocaram na dimensão social, uma vez que muitas famílias eram resistentes e viam os equipamentos como a únicas saídas para o tratamento ou não tinham boas condições financeiras. Porém muitos hospitais eram cenários para maus tratos, tortura e isolamento social. A palestra é aberta ao público e gratuita.

Atualmente, Juiz de Fora ainda conta com Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para o atendimento da população, mas enfrenta problemas com repasse de verbas e de gestão. A cidade conta com atividades para a inserção do tema na sociedade, como o bloco de carnaval Locomotiva e a promoção de eventos. O CPA preocupa-se com a formação do profissional e abre espaço para discussões do tipo.

Outras informações: (32) 3217-8253 – Centro de Psicologia Aplicada (CPA)