Maria Cristina Vasconcellos Furtado, primeira diretora mulher da Faculdade de Medicina ladeada pelo reitor Marcus David e o prefeito Antônio Almas (Foto: Gustavo Tempone)

As professoras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Maria Cristina Vasconcellos Furtado e Rosana Colombara foram agraciadas com o “Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld”, oferecido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na noite de sexta, 31. A ex-secretária municipal de Educação e professora aposentada da Faculdade de Educação (Faced), Eleuza Maria Rodrigues Barboza, também integrou o time de 19 homenageados.

Primeira mulher a chegar ao cargo de diretora da Faculdade de Medicina da UFJF, Maria Cristina Vasconcellos Furtado desenvolve um trabalho que preza pela qualidade de formação dos profissionais de saúde e pela assistência médica à população pelo SUS.

Também à frente de uma grande unidade acadêmica, Rosana Colombara, vice-diretora do Instituto de Ciências Exatas, atualmente coordena a Sustentabilidade da UFJF.  O setor gerencia resíduos químicos e de saúde, além de recolher os materiais recicláveis para encaminhamento às associações de catadores de Juiz de Fora.

Rosana Colombara, à frente de políticas de sustentabilidade na UFJF, ao lado da vice-reitora Girlene Silva (Foto: Gustavo Tempone)

Para o reitor Marcus David, a homenagem reitera o serviço prestado pela UFJF. “Quando o município faz a entrega da sua principal honraria para duas das nossas professoras, e uma já aposentada, mostra o quanto a Universidade é importante para Juiz de Fora. Nossos docentes contribuem ao município a ponto de serem reconhecidos. É um orgulho para nós fazer parte deste momento.”

Na solenidade, o prefeito Antônio Almas celebrou os 169 anos do município e citou as características únicas da cidade: “nós crescemos e Juiz de Fora também. Temos várias cidades em uma só. De um lado, a modernidade e a correria dos grandes centros, do outro a tranquilidade, no qual, até uma onça pintada quis fazer morada.”

Escolhido para ser o orador e representante dos homenageados, o radialista Marcelo Juliani Frizero contou curiosidades sobre a vida de Henrique Guilherme Fernando Halfeld e a origem das comendas. Ressaltou, ainda o potencial de Juiz de Fora: “o que a UFJF oferece a esta cidade é um privilégio de poucas. É um exemplo forte sobre o que a  cidade oferta. É nossa obrigação, levar esse conhecimento sobre nossa potencialidade a todos, inclusive às periferias. Precisamos expressar mais nosso amor por Juiz de Fora.”

A noite no Teatro Paschoal Carlos Magno foi encerrada com apresentação musical e  intervenção artística do programa Gente em Primeiro Lugar.

A Comenda

Desde 1973  a solenidade é realizada  anualmente pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF). A honraria é entregue para pessoas e instituições prestadoras de serviços importantes à sociedade juiz-forana e integra os eventos antecedentes as comemorações do aniversário da cidade.

Os homenageados são indicados pelo Conselho do mérito formado por representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), da Câmara Municipal, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora e dos descendentes do engenheiro Henrique Halfeld.

Confira os homenageados:

Alexandre da Cunha Silva – diretor regional de Administração Prisional.

Alex Fernandes Santiago – promotor de Justiça.

Andréia Madeira Goreske Leite – secretária municipal de Administração e Recursos Humanos.

Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora

Coronel Sérgio José Ferreira – comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar.

Eleuza Maria Rodrigues Barboza – ex-secretária municipal de Educação.

Gente em Primeiro Lugar – Projeto cultural que está comemorando dez anos.

Hugo Campos Borges – Presidente da Unimed Juiz de Fora.

Júlia do Vale Horta – Miss Brasil 2019.

Marcelo Juliani Frizero – radialista

Marcio Arcuri – arquiteto e pesquisador regional.

Maria Cristina Vasconcellos Furtado – diretora da Faculdade de Medicina da UFJF.

Mário Albino Martins – advogado.

Marco Antônio Guimarães de Almeida  – diretor-Presidente do Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus.

Paulo Eduardo Rocha Brant – vice-governador do Estado de Minas Gerais.

Sérgio Augusto de Rezende Moreira – médico ortopedista.

Sérgio Henrique Carrato – consultor institucional da MRS Logística.

Rosana Colombara – coordenadora de Sustentabilidade da UFJF.

Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes  – comandante do 1° Distrito Naval da Marinha do Brasil.