Compartilhar processos de ensinar e aprender ciências e matemática foi o foco central da mesa “Práticas em ciências e matemática nos anos iniciais”, ministrada pelas professoras da Universidade São Francisco (USF), Adair Nacarato, e do Centro Universitário UNIBH, Mairy dos Santos. O evento aconteceu no anfiteatro 2 do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na tarde desta sexta-feira, 31.

A palestra marcou a abertura do IV Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais (Cimai), e reuniu professores da educação infantil e do ensino fundamental; estudantes de Pedagogia; pesquisadores e acadêmicos de pós-graduação. Segundo o organizador do Cimai, Reginaldo Carneiro, a mesa teve por objetivo criar um espaço de reflexão a partir das experiências de professoras com amplos conhecimentos em formação docente e ensino de ciência.

De acordo com Carneiro, é necessário seguir as tendências atuais de ensino em sala de aula para combater o receio comum entre os estudantes com as disciplinas. “Tanto a ciência quanto a matemática são consideradas difíceis pelos alunos. Há um mito de que só algumas pessoas conseguem aprender. Então buscamos entender o que os professores têm feito em salas de aula para compartilharmos métodos atualizados de ensino e aprendizagem”.

O encontro é gratuito e aberto ao público. A programação se estende até este sábado, 1º, com rodas de conversas e oficinas. Os interessados podem se inscrever presencialmente antes do início das atividades. Confira a programação completa.