Da esquerda para direita, professora Karla Holanda Araújo, Vanessa Maria Rodrigues , professora Patrícia Furtado Mendes Machado (no vídeo) e professor Sérgio José Puccini Soares (foto: arquivo pessoal)

Investigar a reutilização das imagens de arquivo em produções audiovisuais para a construção de memórias sobre as cidades foi o que motivou a acadêmica Vanessa Maria Rodrigues a desenvolver sua dissertação no  Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPG-ALC), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Nesse contexto, o estudo evidencia o trabalho do documentarista juiz-forano, Marcos Pimentel, por meio da análise de uma de suas produções, “Cemitério da Memória” (2003).

A pesquisa reflete sobre a importância do resgate das lembranças,  a relevância de dar visibilidade às histórias e as possíveis contribuições para um debate relacionado à defesa das imagens preexistentes. De acordo com Vanessa, a ideia de que essas imagens preexistentes ajudam a construir a história de um passado no presente reforça, ainda, a importância da preservação e do acesso a esses materiais antigos. “Sabemos, no entanto, que muitas vezes a obsolescência do suporte se constitui como um empecilho para a conservação dos acervos audiovisuais — especialmente daqueles pertencentes à esfera privada, aos desconhecidos anônimos.”

No percurso da dissertação, a pesquisadora revela que foram trabalhados alguns tópicos referentes ao conteúdo e montagem, como a conexão dos registros com a história e política de um espaço e tempo, estereótipos sociais, o elitismo da imagem no passado e a modernização na cidade. A acadêmica ressalta, ainda, que o estudo aborda um pouco da trajetória do documentarista Marcos Pimentel, bem como as características de suas produções. “A história do documentarista entra neste ponto por causa de seu documentário Cemitério da Memória (2003), que reutiliza material de arquivo para retratar a vida cotidiana em Juiz de Fora entre as décadas de 1920 a 1990. Ao final, realizamos uma análise deste documentário, sob a luz das discussões anteriores.”

De acordo com a professora orientadora, Karla Holanda de Araújo, ao pesquisar imagens de arquivo a partir do filme de Marcos Pimentel, a acadêmica abre janelas quase infinitas para um mundo que se expande. “Ao analisar essas imagens, percebe-se o cotidiano e os hábitos das pessoas da cidade, mas também percorre-se o caminho da feitura e de sua preservação, conhecendo novos acervos e colecionadores de Juiz de Fora, um trabalho riquíssimo em que a própria pesquisadora atribui novos significados à eles. Um estudo, enfim, que demonstra o quanto áreas de conhecimento nas Humanas, Artes, Comunicação, podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade.”

Contatos:
Vanessa Maria Rodrigues (mestranda)
vanessavilasb@gmail.com

Karla Holanda (orientadora – UFJF)
holanda.k@gmail.com

Banca Examinadora:
Profª. Drª. Karla Holanda de Araújo – (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Sérgio José Puccini Soares – (UFJF)
Profª. Drª. Patricia Furtado Mendes Machado – (PUC-RIO)

Outras informações: (32) 2102 – 3362Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens