Mostra de Renato Abud será aberta nesta quinta-feira, dia 30, às 20h (Foto: Isabella Arcuri)

Comemorando 33 anos de carreira, o artista Renato Abud inaugura a exposição “O príncipe feliz”, nesta quinta-feira, dia 30, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mostra, com entrada franca, reúne cerca de 70 trabalhos que apresentam um panorama da obra do artista em suas diversas fases.

Embora ostente título inspirado no conto homônimo de Oscar Wilde, Abud tem uma proposta diferente daquela do escritor inglês. “Não sigo o viés do conto do Oscar Wilde. Nem busco linearidades, nem idolatria aos bons ou ruins, inerentes na obra do Wilde. Sigo a máxima: antes de nomes e valores, o todo era feito de cor e forma.”

No conto, a cor e a forma estão na estátua do príncipe feliz: corpo feito de folhas de ouro, olhos de safira e, na espada empunhada pelas mãos, um valioso rubi. A estátua recebe a visita de uma andorinha, que pelo príncipe se enamora e começa a cumprir seus desígnios, desfazendo de cada parte valiosa do nobre para entregá-las a súditos que estão em necessidade.  

Já em Abud, peças, objetos e partes de objeto servem a temas cotidianos e memorialísticos, retrabalhados com elegância e sutileza, ganhando novos significados. O artista levou cinco anos para montar a exposição, incluindo o trabalho de aquisição e a elaboração dos objetos. Com paciência e persistência, Renato Abud garimpa em antiquários e sebos, em meio a coisas de família e amigos, artigos que, em suas mãos, passam a ser notas da composição maior que são seus objetos. O que estava abandonado e inutilizado ganha nova forma, função e significado.

Algumas das obras em exibição no Mamm já puderam ser vistas em outras ocasiões, mas, desta vez, o artista as encaixa em novo contexto, ampliando suas leituras, ao lado de trabalhos inéditos, recontando sua própria trajetória. Como afirma o texto de apresentação da mostra, escrito por José Alberto Pinho Neves, “Abud exuma lembranças, esquecimentos e reminiscências ressuscitando despojos colecionados de potentes des-figurações e os re-figura em variantes objetos que escovam o ‘realismo sempre arrebatado pelo (su)realismo’” .

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)

(32) 2102-3964 (Procult-UFJF)