Artista utiliza a fotografia digital como técnica, agregando elementos (Foto: Igor Palmerim)

O Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, até o dia 7 de junho, a mostra “Indivíduos Variantes”. A exposição é composta por dez fotografias e três fotomontagens.

Valendo-se de técnicas que remetem ao surrealismo, Igor Palmerim traz personas incógnitas, que contam histórias e devem ser dotadas de narrativas, permitindo, assim, uma interpretação variada, de acordo com a percepção do público.

O artista utiliza a fotografia digital como técnica, agregando alguns elementos, tais como o uso de lentes de câmeras analógicas. Além disso, o fator chave em suas obras é o pequeno volume de edições, evitando que ocorra uma “modificação na essência” do que está sendo retratado.

“Eu busco uma ideia de conflito interno, de indivíduos que não têm uma face em si, mostram-se com outra forma, adaptando o surrealismo. São faces que variam, com dicas de quem este é, mas que na próxima foto se modificará, transparecendo o conflito interno”, destaca.

Essa é a primeira exposição do artista, que contou com a curadoria de Clara Downey. “O diálogo como curadora é tentar entender o enigma da composição e processo das obras”. As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, com entrada franca.

O artista

Igor Palmerim é natural de Niterói e reside em Paty do Alferes, no estado do Rio de Janeiro. Seu primeiro contato com a arte veio por meio do skate, esporte que pratica até hoje, uma vez que sempre buscou o lado artístico presente nos espaços abertos ao público para a prática do esporte. Em 2011, cursou Design Gráfico no Centro Universitário Estácio, em Juiz de Fora, e ampliou seu contato com o meio artístico. Autodidata, faz estudos sobre fotografia, iluminação, cenografia, trazendo o hobbie de fotografar como forma de representação e trabalho.

Outras informações: (32) 3215-3850 – Forum da Cultura