Habitação, preconceito e formas de existência serão pensadas na aula aberta “Morar, verbo existo – Favela, imaginário e resistência”. O encontro é uma parceria entre a Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o curso de redação Aporia. A proposta é discutir espaços habitacionais periféricos marginalizados por discursos criados para determinar e homogeneizar esses locais. A atividade é gratuita e aberta ao público, inclusive a alunos do ensino médio, e ocorre nesta sexta-feira, 31, às 15h, na sala 216 da Facom. Não é necessário fazer inscrição.

À frente da dinâmica da aula estarão os professores ex-alunos da UFJF, Waldyr Imbroisi e Cicero Vilela, além da professora convidada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Tatiana Lima. Os pesquisadores da área de Comunicação vão promover um diálogo sobre a formação das favelas e a determinação, nos séculos XIX e XX, de uma população considerada marginal e compelida a viver nas periferias. “A noção discursiva sobre as favelas é parte dos elementos que compõem a visão pessoal de seus moradores. Afirmar o espaço de moradia é, em certo sentido, afirmar a própria existência”, elucida Imbroisi.

Em relação a formação de identidades, a influência da mídia e as formas pelas quais esta aborda as favelas também serão problematizadas. Junto a isso, como explica Vilela, é possível pensar na emersão de vozes vindas desses espaços como forma de resistência aos estereótipos fixados. “Vamos trabalhar não só como foi a produção do imaginário sobre o que seria a favela brasileira, mas também como seus moradores produzem resistência por meio de mídias alternativas e comunitárias.”

Nesse sentido, o professor ressalta, ainda, a importância da pesquisa acadêmica, sua divulgação e retorno à população. “Abrir ao ensino médio, por exemplo, é fundamental para que os alunos se preparem para a redação do Enem, a partir de temas e debates mais aprofundados, gerando mobilização desses conhecimentos.”

Outras informações: Página do evento no Facebook