Evento acontecerá entre os dias 3 e 6 de junho (Imagem: Unsplash)

O “Janelas para o Mundo” é um evento da área de Português para estrangeiros em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que reúne pessoas interessadas em ensinar e pesquisar o Português como língua estrangeira, além de discutir as relações internacionais na Universidade. O seminário acontecerá na Faculdade de Letras entre os dias 3 e 6 de junho, e contribui para o aumento do interesse dos graduandos em Letras no ensino do Português como língua estrangeira, além de oferecer espaço para os estudantes estrangeiros apresentarem aspectos culturais, políticos e sociais de seus países de origem.

O seminário chega a sua sexta edição e acontece junto com a primeira Jornada de estudos da Associação Mineira de Professores de Português para Estrangeiros (Ampplie), que congrega professores da língua portuguesa de todo o estado. Estarão presentes no seminário docentes de quatro instituições, além da UFJF. Segundo a organizadora do evento, a professora da disciplina Português para Estrangeiros, Denise Weiss, debates são promovidos durante quatro dias à luz de ideias trazidas por convidados externos, com temas relevantes para o desenvolvimento da instituição. “Ao abrirmos espaço para alunos, professores e pesquisadores, esperamos aumentar nossa compreensão sobre o trabalho com o aluno estrangeiro em suas especificidades e desafios.”

A diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, considera o evento de extrema importância para os desafios atuais da internacionalização na Universidade. “O seminário também discutirá a recepção e o acolhimento de estrangeiros, cujos números  se tornam cada vez mais expressivos em nossa instituição. Hoje, pela primeira vez, somos centro aplicador do exame Celpe-Bras, de proficiência de português para estrangeiros no Brasil, cuja primeira aplicação acontece neste semestre. A área de Português para estrangeiros é essencial em uma instituição que almeja a internacionalização, e hoje, com o evento, ficamos felizes em poder agregar iniciativas como o curso de Português como Língua de Acolhimento, Português Preparatório para Exame Celpe-Bras e Português  para Estrangeiros em geral, de modo a abrir muitas janelas e pontes de nossa Universidade para o mundo.”

As inscrições para a submissão de trabalhos já foi encerrada, mas as inscrições para participação no evento ainda estão abertas.

Faça aqui a sua inscrição

Confira a programação do seminário

Outras informações: (32) 2102-3389 (DRI-UFJF)