O Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-funcional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta quinta-feira, 30, e sexta-feira, 31, o I Seminário de Inovação e Tecnologia em Reabilitação. O evento acontece no anfiteatro da Faculdade de Fisioterapia nos períodos da manhã e da tarde.

A programação do evento conta com palestras de especialistas no uso de tecnologias nos processos de reabilitação. A proposta é que se discuta o tema com uma perspectiva que leve em conta os avanços da área, permitindo a abertura para novos estudos dentro da Universidade acerca do tema.

A coordenadora do Programa de Pós-graduação, Paula Chagas, destaca a participação de Bruna Paese, que irá discutir a iniciativa do “Robô IUBI”.  O projeto, de autoria de Paese, busca a melhoria no tratamento de crianças com doenças crônicas através do uso de inteligência artificial. Serão disponibilizados três robôs para a utilização da Faculdade.

Chagas aponta que a iniciativa para a criação do Seminário veio a partir de uma série de parcerias entre a iniciativa privada e a faculdade de Fisioterapia. Sob a perspectiva dessas parcerias, a coordenação enxergou a oportunidade de se abrir a discussão sobre o tema. “Nós tivemos parcerias aqui de Juiz de Fora sob a demanda do curso de mecânica do Instituto Federal e de empresas que nos fizeram perceber as possibilidades da área e nos motivou a estudar mais sobre o assunto, permitindo que pudéssemos montar este evento.”

As inscrições são gratuitas, exceto para o coffee-break, para o qual a  coordenação pede uma contribuição aos que desejarem participar.

Outras informações: (32) 2102-3843 – Faculdade de Fisioterapia