Projetos de extensão de Iniciação à Ginástica Rítmica e Aperfeiçoamento da Ginástica Rítmica atende a crianças de 9 a 11 anos  (Foto: Gabriela Maciel)

Uma nova geração de ginastas vai dar os primeiros passos na carreira no sábado, dia 25. As integrantes dos projetos de extensão Iniciação à Ginástica Rítmica e Aperfeiçoamento da Ginástica Rítmica participarão, pela primeira vez, da Copa de Estreantes de Ginástica Rítmica da Federação Mineira de Ginástica (FMG), que acontecerá em Lagoa Santa. Ao todo, serão 23 crianças que integram a equipe da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) competindo em duas categorias: pré-infantil (9 a 10 anos) e infantil (10 a 11 anos).

Segundo a coordenadora dos projetos e professora da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Adriana Leite Sousa, o objetivo é proporcionar às crianças que nunca participaram de uma competição de ginástica rítmica a oportunidade de se apresentarem diante de uma equipe de arbitragem. “Para elas é uma chance de estarem em contato com as regras de arbitragem e execução de movimentos da ginástica rítmica. Além disso, serão seis equipes de Minas Gerais competindo, então, é um momento de confraternização e de conhecer o que outras crianças estão conseguindo realizar”.

A preparação vem sendo realizada em conjunto com os bolsistas e estagiários que fazem parte do projeto. Os estudantes, que vão acompanhar as crianças no evento, montaram as séries coreográficas que serão apresentadas na competição. “Tem sido muito motivante para as crianças e para os alunos do curso de Educação Física, porque eles também estão aprendendo. Por ser a nossa primeira participação em um evento desse nível, é um desafio. Mas estamos com boas expectativas”, ressalta Adriana.

A equipe que representará a UFJF com os treinadores (Foto: Gabriela Maciel)

No dia 10 de maio, a equipe recebeu a visita da arbitro internacional da Federação Internacional de Ginástica, membro do Comitê Técnico de Ginástica Rítmica e diretora técnica da FMG, Paula Debien, para orientações acerca da competição.

Os projetos

Os projetos ‘Iniciação à Ginástica Rítmica’ e ‘Aperfeiçoamento da Ginástica Rítmica’ atendem cerca de 112 alunas de diferentes bairros de Juiz de Fora. O objetivo é oferecer exercício físico e ginástica de qualidade para as crianças da comunidade e também ser um espaço de estágio para alunos da Faefid, abrangendo os tripés universitários: ensino, pesquisa e extensão.

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid-UFJF)