Da esquerda para a direita: professor Francisco Ângelo Brinatti, Marco José de Souza Almeida, professor Wedencley Alves Santana e professor Márcio de Oliveira Guerra (foto: arquivo pessoal)

Uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), analisou o aplicativo ‘Câmara Participativa’, da Câmara Municipal de São João Nepomuceno. O estudo do jornalista Marco José de Souza Almeida busca responder se a utilização desse recurso pelo Poder Legislativo municipal contribui para atender às demandas da população, bem como se auxilia na fiscalização dos trabalhos do Poder Executivo.

Segundo o acadêmico, apesar da recente implantação do utilitário, observou-se, por meio das solicitações realizadas, que parte da sociedade compreendeu a dinâmica da iniciativa que tende a ser ampliada e a tornar-se parte do cotidiano do cidadão são-joanense. “O aplicativo completou seu primeiro ano de atividades em outubro de 2018, marcando o término dos experimentos, podendo, ainda, passar por adequações que o tornem ainda mais eficiente em seus objetivos de promoção da cidadania e da participação democrática nas decisões que dizem respeito a todos”, indica.

O jornalista revela que a pesquisa também observou como cada parlamentar utilizava os canais da Câmara, suas preferências, seu envolvimento, o grau de escolaridade e o gênero. “Realizamos ainda, uma coleta de dados a respeito da votação geral e por seção de cada parlamentar no último pleito, quantas reivindicações cada um recebeu através do aplicativo e quantas foram solucionadas pelo Poder Executivo”. De acordo com o pesquisador, 63% das reivindicações da população colhidas no período de outubro de 2017 a setembro de 2018 foram atendidas pelo Executivo.

Marco ressalta que o estudo aborda questões da microrregião de Juiz de Fora, mas pode também ser útil a outras Câmaras do país. “Espera-se que esta dissertação seja uma contribuição no entendimento da importância que canais de comunicação como o ‘Câmara Participativa’ têm para dar mais voz aos cidadãos e ampliar o contato – muitas vezes escasso e até mesmo inexistente – desses mesmos cidadãos com os seus representantes.”

De acordo com o professor orientador, Wedencley Alves Santana, a pesquisa avalia uma nova estratégia de comunicação entre a população e a Câmara de vereadores, que disponibilizou espaço para que os cidadãos expressassem suas demandas e queixas. “Evidentemente, esse trabalho, bem como a abordagem crítica, tentou perceber em que medida essa comunicação ou essa facilitação via meio digital poderia trazer maior incentivo à participação cidadã. Porque não é só eleger, é também cobrar os representantes alguma atenção no decorrer do mandato.”

Contatos:
Marco José de Souza Almeida (mestrando)
jornalistamarcoalmeida@gmail.com

Wedencley Alves Santana (orientador – UFJF)
wedenn@yahoo.com.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Wedencley Alves Santana – (Orientador – UFJF)
Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra – (UFJF)
Prof. Dr. Boanerges Balbino Lopes Filho – (UFJF)
Prof. Dr. Francisco Ângelo Brinatti – (UFSJ)

Outras Informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-graduação em Comunicação  (PPGCOM)