Alessandro Molon, que é professor, faz palestra nesta quinta, 19h, no ICH (Foto: Câmara dos Deputados)

Para discutir a “Conjuntura Política do Brasil e Estratégias Coletivas”, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta quinta-feira, 23, o professor e deputado federal Alessandro Molon (PSB). A palestra gratuita é aberta ao público em geral, às 19h, no Anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH). O encontro é promovido pelo Departamento de Ciência da Religião da UFJF e, para participar, não é necessário fazer inscrição.

De acordo com o professor do Departamento organizador, Jimmy Sudário Cabral, a dinâmica do evento será uma aula aberta tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a comunidade como um todo. A atividade integra um movimento dos professores do ICH para “pensar formas criativas e propositivas de encontro e conversas entre o corpo docente e o discente, a fim de fomentar uma reflexão crítica sobre o estado da política atual”.

O enfoque da palestra, segundo Cabral, será a educação. “O deputado Molon é líder da oposição na Câmara dos Deputados e tem uma visão ampla da conjuntura política brasileira. Será feita uma análise geral do atual governo, com a apresentação de possíveis articulações da oposição contra as políticas atuais e, especificamente, contra a tentativa de desmonte das universidades públicas do país.” Sobre a importância de uma discussão dessa natureza ser realizada na Universidade com a presença de diferentes pessoas, o professor ressalta que “há muito a dizer sobre os caminhos coletivos de construção de uma oposição sólida e democrática dentro e fora da universidade”.

Antes da palestra, às 18h, haverá uma roda de conversa na praça do ICH, entre estudantes e professores, também aberta à comunidade em geral, para debater e decidir quais os próximos temas para outras palestras.

(32) 2102-3102 – Secretaria do ICH

Departamento de Ciência da Religião