Da esquerda para a direita: professora Soraya Vieira, Roberta Oliveira (mestranda), professor Jorge Felz e professora Christine Mello (foto: arquivo pessoal)

Pesquisar a transformação do fotojornalismo através das décadas foi uma das questões que motivaram a jornalista Roberta Cristiane de Oliveira a desenvolver sua dissertação no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal de Juiz de Fora. No estudo, ela analisou a Foto do Ano (World Press Photo of the Year), principal categoria de uma das mais importantes premiações da fotografia jornalística, o World Press Photo.

De acordo com Roberta, a pesquisa lança um olhar mais atento sobre o fotojornalismo contemporâneo: sua transformação através das décadas, o modo como ele expressa a contemporaneidade, sua relação com o desenvolvimento tecnológico da fotografia e com o seu momento histórico. Ainda segundo ela, esses aspectos foram analisados a partir da categoria estudada na dissertação. “A violência e o sofrimento humano sempre foram uma das principais temáticas dessas fotografias, caracterizando o modelo das ‘Fotos-choque’, fotografias que exploram explicitamente o horror, a violência e, por esse motivo, são chocantes. Porém, a partir da década de 1990, observou-se que, apesar de a temática ser a mesma, ela é abordada de forma mais branda e menos explícita.”

Durante o percurso do trabalho, Roberta revela que pretendeu analisar o fenômeno da superação do modelo das ‘Fotos-choque’, que o fotojornalismo do World Press Photo of the Year progressivamente adotou a partir da década de 1990. Segundo a acadêmica, ao final, foram encontradas uma grande quantidade de temáticas que a levaram a refletir sobre a evolução das produções humanas e como esses eventos não estão isolados do potencial tecnológico e do momento histórico em que estão inseridos.

A jornalista ressalta como a tecnologia digital se efetiva na ‘fotografia-expressão’ ao manifestar-se como símbolo através da apresentação de um contexto mais amplo do que um simples momento recortado no tempo. “A fotografia-expressão exige participação, interpretação, envolvimento. Ela é coerente com os anseios de interatividade contemporâneos. Ou seja, ela é fruto de seu tempo”.

A professora orientadora, Soraya Maria Ferreira Vieira, ressalta que a dissertação contribui para pensarmos como o fotojornalismo tem caminhado historicamente no esforço de mostrar os acontecimentos. “O estudo desmistifica a ideia de realidade como algo que está além da subjetividade e olhar do fotógrafo e leva a cabo a discussão sobre a representação dos acontecimentos”.

Contatos:
Roberta Cristiane de Oliveira (mestranda)
robertacrol@hotmail.com

Soraya Maria Ferreira Vieira (orientadora)
sovferreira@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dra. Soraya Maria Ferreira Vieira (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Jorge Carlos Felz Ferreira (UFJF)
Prof. Dra. Christine Pires Nelson de Mello (PUC-SP)

Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação