Evento contará com palestra do arquiteto Márcio Sequeira, além de sorteios e atividades (Foto: Bruno Stephan)

Com o intuito de tornar o ensino de estruturas mais prático e visual, o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil (PET Engenharia Civil) do curso de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o “Concurso Mola”. Ao todo serão 12 equipes participando, formadas por alunos da graduação e que buscam desenvolver a percepção do comportamento de estruturas. O evento é gratuito e acontece nesta terça-feira, 21, às 18h, no Anfiteatro do Edifício Engenheiro Itamar Franco (Engenharia UFJF).

O Concurso Mola foi criado em 2015 como uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil (Pet Engenharia Civil). A UFJF foi o primeiro lugar a sediar o concurso que atualmente ocorre em várias universidades do Brasil. A atual edição conta com 12 equipes, de 3 a 5 pessoas cada, que terão que montar, desmontar e definir estruturas quanto à estaticidade e receberão pontuação relativa ao tempo de montagem e desmontagem de algumas estruturas previamente selecionadas. Para a montagem será usado o Kit Mola, que é um conjunto de peças ímãs criado pelo arquiteto Márcio Sequeira com o objetivo de tornar o ensino de estruturas mais prático e visual. Dentre essas estruturas estão esferas, tirantes e as próprias molas.

O evento conta com uma palestra do arquiteto Márcio Sequeira, além de sorteios e atividades de interação. Para a aluna e membro do Pet Engenharia Civil, Giovanna Bartels, o evento “estimula a criatividade e a capacidade de resolução de desafios, incentiva o trabalho em equipe; promove integração entre os estudantes; habitua os estudantes com os sistemas estruturais simples; fomenta e dissemina conhecimentos de análise estrutural; promove o contato prático com a representação gráfica, o que motiva os alunos”.

O professor e tutor do projeto, Marcelo Barros, destaca a importância do concurso. “Um dos aspectos que queremos trabalhar com o concurso é a motivação dos estudantes em relação ao curso, que apresenta altos índices de retenção e evasão. O aspecto de desafio motiva e incentiva a busca por soluções enquanto que a formação de grupos estimula a interação e a troca de experiências”.

Apoiado pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT), o concurso vai premiar o primeiro e o segundo colocados com R$ 1.100  e R$ 750 respectivamente. Todos os participantes receberão certificado de participação.

Outras informações: PET Engenharia Civil