A Moradia Estudantil oferece residência temporária aos estudantes matriculados nos cursos de graduação presencial em Juiz de Fora (Foto: Alice Coêlho)

Nove estudantes, juntamente a moradores antigos, participaram do sorteio das chaves dos quartos da Moradia Estudantil no final da tarde desta sexta-feira, 17. Os selecionados por meio de edital têm um prazo de sete dias, contados a partir desta sexta, para efetuar a mudança. O encontro aconteceu na sala da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e foi requisito para a classificação do candidato no programa.

Prédio fica localizado a poucos metros do pórtico norte da UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

O assistente social da Proae, Luiz Carlos de Souza Júnior, apresentou um panorama sobre as vagas oferecidas pelo programa e sobre a reunião realizada com os moradores do espaço para formulação do regimento interno. “Estivemos na Moradia Estudantil e reforçamos que, a partir de hoje, vocês já podem fazer suas mudanças para o local. Uma das pautas do encontro com os alunos, foi a necessidade da formulação do regimento interno para auxiliar na elaboração de regras de convivência. No mais, em nome da Proae, desejamos boas-vindas.”

A Moradia Estudantil da UFJF oferece residência temporária aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial do campus de Juiz de Fora, em conformidade com o Decreto nº 7.234/2010, dispondo sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Os objetivos são oferecer condições de moradia aos alunos em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos de cidades distintas ao campus-sede, e contribuir para a permanência dos discentes na Universidade, promovendo um ambiente de convivência e estudo.

Bruna Silva é uma das novas moradoras e é oriunda de Palmas de Monte Alto, na Bahia (Foto: Alice Coêlho)

Novo lar
Após a aprovação na UFJF, a movimentação dos estudantes para a mudança começa bem antes do início das aulas. Procurar um lugar acessível para residir, nos pontos de vista financeiro e com boa localidade, não é uma tarefa fácil. Dessa maneira, a Moradia Estudantil atua como possibilidade da permanência de alunos no período de graduação e viabiliza a socialização com outros estudantes das mais diversas realidades.

Primeira a sortear as chaves da Moradia Estudantil,  a história de Bruna Raiane de Souza Silva começa em uma das cidades históricas mais antigas da Bahia (BA), Palmas de Monte Alto. Atualmente cursando o primeiro período de Direito, Bruna conta como o programa ajudará sua permanência na UFJF. “Eu não vou mais precisar pagar aluguel e, junto com a moradia, também ganhei alimentação no Restaurante Universitário (RU), ou seja, irei residir em Juiz de Fora praticamente sem custos. Quando eu liguei para minha mãe e contei a novidade, ela até chorou. Está muito feliz e menos preocupada por saber da segurança do espaço e pela redução de gastos.”

Mauro (à esquerda) está na Moradia há um ano e recebeu o novo colega de quarto, Everton (Foto: Alice Coêlho)

Vindo do extremo da zona leste de São Paulo, o estudante do 3° do Instituto de Artes e Design (IAD), Everton Aguiar Correia, comenta como a Moradia Estudantil fará a diferença em sua vida. “É um movimento muito importante para o corpo estudantil. Lidar com um curso integral, sem muitos recursos, só será possível tendo os apoios da Universidade. Seria inviável, para alguém vindo da escola pública e de tão longe, conseguir se graduar sem essas oportunidades oferecidas de ensino, pesquisa e extensão.”

Colega de quarto de Everton, Mauro Rodrigo, está no 5° período de Geografia. É morador do programa há um ano e comenta os prós e contras de dividir quarto com um colega. “A dificuldade é a adaptação, pois são horários e estilos de vida diferentes. Eu gostava muito do meu antigo colega de quarto, inclusive serei padrinho de casamento dele. Agora é a hora de criar novos laços.”

Outras informações: (32)2102-3777 – Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae)