Da esquerda para a direita: professora Chang Kuo Rodrigues, professor Amarildo Melchiades da Silva, mestranda Roberta Gualberto e professora Rosana de Oliveira (foto: arquivo pessoal)

Com a produção de um guia para auxiliar professores do ensino básico na elaboração de projetos de Educação Financeira Escolar, a acadêmica Roberta Gualberto Ferreira concluiu a sua dissertação no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo Roberta, o estudo surgiu a partir do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, material disponibilizado às escolas pelo Governo e que possui a intenção de ensinar os estudantes através de projetos. “Acreditamos que seja um campo para aprender sobre questões financeiras em um prazo maior, possibilitando aos alunos que investiguem sobre algum tema desse assunto na sala de aula de matemática”, revela.

O guia é composto por características e elementos constitutivos para a elaboração dos projetos, de forma que poderá auxiliar o professor do ensino básico em como desenvolver esse conteúdo no ambiente escolar. “Na pesquisa de campo entrevistamos professores que utilizam essa metodologia e que de alguma forma pudessem colaborar com informações para que, ao final, fosse possível formular o nosso guia”, explica a pesquisadora.

De acordo com o professor orientador do estudo, Amarildo Melchiades da Silva, a educação financeira é um tema novo de pesquisa e tem sido desenvolvida em várias áreas, como economia e administração. “No nosso caso, o interesse está em investigar a inserção do assunto na escola e, em particular, na sala de aula de Matemática. Por isso, nossa delimitação é a Educação Financeira Escolar no interior da área de Educação Matemática. Assim, como campo de pesquisa, é um tema novo e fértil para a comunidade científica.”

Contatos:
Roberta Gualberto Ferreira (mestranda)
roberta_gualberto@yahoo.com.br

Amarildo Melchiades da Silva (orientador – UFJF)
amarildo.melchiades@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva (Orientador – UFJF)
Prof. Dra. Chang Kuo Rodrigues (UFJF)
Prof. Dra. Rosana de Oliveira (UERJ)

Outras informações: (32) 2102 – 3342Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática