Evento integrou as comemorações pelos 25 anos do PPGE (Foto: Gustavo Tempone)

Quais os desafios da produção de conhecimentos na atual conjuntura? Como superá-los? Visando à reflexão sobre o cenário da pós-graduação nas universidades públicas a partir de tais questionamentos, a aula magna em comemoração aos 25 anos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) contou com a participação do professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Gaudêncio Frigotto. O evento aconteceu na quinta-feira, 16, no Anfiteatro de Estudos Sociais.

A palestra reuniu professores, estudantes e interessados na temática para debater os desafios enfrentados em um cenário de desvalorização do conhecimento acadêmico. Na ocasião, Frigotto, que foi eleito como personalidade educacional no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2011, se propôs a trabalhar o papel da pós-graduação na construção de conhecimentos e entender a história como processo e como método.

“Ciência não se negocia, se debate. E é a história que vai dizer quem tem razão”, afirmou o professor. Segundo ele, o dever de um programa de pós-graduação sólido é  formar pessoas que busquem não apenas descrever a verdade, mas entender como ela se constrói. “A universidade tem esse papel de decifrar os enigmas da sociedade contemporânea”. Para Frigotto é na necessidade de formar “humanamente a humanidade” que se encontra o propósito da construção de conhecimentos e da pós-graduação.

Professor Gaudêncio Frigotto analisou a importância dos programas de pós-graduação para a educação do país (Foto: Gustavo Tempone)

“Conhecer para quê? Em uma sociedade como a nossa, é conhecer para mudar a realidade em que vivemos. As ideias e as teorias são importantes, mas só a prática gera mudança. Ideias não podem executar absolutamente nada se não tiverem algo que as mova. Para execução das ideias são necessários homens e mulheres que as ponham em prática”.

E para isso, o professor defende que o intelectual não deve apenas lutar pelo povo, mas “estar com o povo”. Segundo ele, “um conhecimento potente tem que se transformar em ação de transformação”. De acordo com Frigotto, esse é um dos grandes desafios da construção de conhecimentos científicos, sobretudo em um cenário de pós-verdade. “E o que é a pós-verdade? É algo em que cada um cria a sua própria versão dos fatos. Não existe mais a materialidade do real. Isso é a pós-verdade ou a pós-ciência. Portanto, é a não ciência”.

Frigotto finalizou sua fala afirmando que o segredo para uma pós-graduação potente e capaz de ganhar corações e mentes é a coletividade. “É preciso de coragem, essa é a nossa tarefa permanente. Não podemos cair na armadilha do medo. Individualmente temos medo, porque até os animais têm um instinto de proteção quando se sentem ameaçados. A luta contra o medo nos obriga a buscar abrigo no coletivo. E precisamos encontrar uma unidade amparada na diversidade. O nosso grande desafio hoje é construir pontes em uma travessia cada vez mais dura”.

O PPGE

O Programa de Pós-Graduação em Educação mantém dois cursos regulares: o mestrado e o doutorado em Educação. Ambos são cursos de  pós-graduação stricto-sensu em Educação reconhecidos pela Capes e oferecidos para profissionais da área de Pedagogia e demais licenciaturas, bem como para candidatos de diversas áreas que buscam a Educação como campo de ação profissional.

Outras informações:(32) 2102-3665 – Programa de Pós-graduação em Educação