Marcando o fim da segunda parte do projeto “Minas é Cinema”, o Instituto de Artes e Design (IAD) promove o Encontro de Pesquisadores em Histórias de Cinema. O evento, organizado pelo grupo de pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual, com o apoio do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, acontece no dia 17 de maio de 2019, às 14h, no anfiteatro Geraldo Pereira (IAD/UFJF). A entrada é gratuita e o credenciamento tem início às 13h30.

O Encontro de Pesquisadores em Histórias de Cinema reúne cientistas com pesquisas sobre os cinemas de rua de Minas Gerais. A abertura do evento conta com a presença do pesquisador Ryan Reinh de Assis, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, que fará a palestra intitulada “New Cinema History: repensando a história do cinema como a história da experiência cinematográfica”. Outro destaque da programação é a homenagem a Waltencir Parizzi, por seus anos de dedicação e contribuição à atividade cinematográfica em Juiz de Fora. Confira a programação completa e os trabalhos que serão apresentados:

Minas é Cinema
O projeto “Minas é Cinema” é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e objetiva mapear a atividade cinematográfica no estado de Minas Gerais, no que diz respeito à produção, exibição, distribuição de filmes, recepção, produção crítica e publicações sobre cinema. Dada a amplitude do Estado de Minas e sobretudo o universo abrangente da pesquisa, foi definida como segunda etapa do projeto continuar o levantamento de publicações periódicas voltadas ao cinema na região mineira da Zona da Mata, compreendendo o recorte temporal dos primórdios, desde o ano de 1897, até a década de 1960.

“Minas é Cinema” conta ainda com o Laboratório de Narrativas Audiovisuais (Lanav), que se dedica à produção audiovisual e a realização de entrevistas com personalidades, cineastas, técnicos e pesquisadores ligados às atividades cinematográficas em Minas e no Brasil.

Cinema em Juiz de Fora
Além do site, o projeto publicou o livro “Cinema em Juiz de Fora” por meio da Editora da UFJF. Organizado por Alessandra Brum, Luís Alberto Rocha Melo e Sérgio Puccini, a obra conta com textos inéditos de autores como Carlos Roberto de Souza, Christina Ferraz Musse, Adriano Medeiros, Haydêe Sant’Anna Arantes e Rosane Carmanini Ferraz, entre outros. Os textos abarcam desde a chegada do cinematógrafo na cidade de Juiz de Fora e o trabalho de realizadores ligados ao cinema de vanguarda, como José Sette de Barros, até a introdução do cinema contemporâneo, por meio de realizadores como Marcos Pimentel.