O Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPgO), área de concentração em Clínica Odontológica, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou  edital de processo seletivo para a primeira turma de doutorado. Serão oferecidas até 16 vagas. O mesmo concurso oferece até 26 oportunidades para interessados no curso de mestrado.

As inscrições deverão ser feitas até esta sexta-feira, dia 17, das 9h30 às 12h e das 14h às 16h, na secretaria do PPgO, na Faculdade de Odontologia, campus de Juiz de Fora, onde serão fornecidas informações complementares sobre a seleção.

O processo seletivo será realizado na Faculdade de Odontologia, entre os dias 30 de maio e 26 de junho, e consistirá em duas etapas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A primeira constará de análise de projeto de pesquisa e a segunda de análise de currículo e entrevista. Em todas as etapas presenciais, os candidatos deverão apresentar-se com documento original com foto e o comprovante de inscrição.

Informações sobre edital, requerimento de inscrição, modelo de projetos de pesquisa e formulários de recursos podem ser acessados neste link.

Conquista

Para conquistar o doutorado é necessário que os programas de pós-graduação alcancem a nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com o coordenador do PPgO, Antônio Márcio Resende, assim que a pontuação mínima exigida foi alcançada, o programa trabalhou coletivamente para pleitear o curso e foi aprovado na primeira tentativa. “Foi resultado de estruturação e coletividade”, comenta.

“A pontuação sempre nos faz querer subir um nível maior e exige que a gente se adapte e dê um perfil ao programa”, afirma Resende. Ele aponta que todas as normas, atividades, defesas, produções e qualificações estão disponíveis no site do PPgO, o que tornou a comunicação com a Capes mais transparente e rendeu pontuação. “Nossa equipe de professores, alunos e funcionários trabalhou com muito cuidado para conseguirmos dar este passo”.

Para Resende, o programa de pós-graduação poderá beneficiar ainda mais a comunidade e fechar um ciclo de conhecimento produzido em um mesmo lugar. “Eu acho a evolução dos PPgs da UFJF de um nível muito alto. Quando a gente atinge e mantém esse grau, podemos contemplar a cidade, região, e outras localidades. Exemplo disso, é que temos profissionais atuando em lugares como Rondônia e Santa Catarina, e muitos egressos nossos, hoje, são professores do campus de Governador Valadares”.

Outras informações: (32) 2102-3881 – Programa de Pós-Graduação em Odontologia