A produtora cultural Lúcia Xavier e o estudante Manoel Jr. são os organizadores da exposição no Museu de GV (Foto: Dante Rodrigues)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) está presente na programação da 17ª Semana Nacional de Museus que acontece entre os dias 13 e 19 de maio.

Quem passar pelo Museu de Governador Valadares encontrará uma exposição fotográfica que conta um pouco da  história do campus no município. As imagens fazem parte do acervo do projeto História em Movimento, coordenado pela produtora cultural da instituição, Lúcia Xavier.

Criado em 2014, o projeto busca incentivar a valorização da história da UFJF-GV através de um acervo com registros de momentos marcantes do campus. “Temos fotos, dados, notícias, documentários sobre tudo, desde o momento em que foi falado que a universidade viria pra nossa cidade. Nosso objetivo é alimentar cada vez mais este nosso acervo, para que nossa memória não se perca ao longo do tempo”, destacou Lúcia.

A exposição do História em Movimento ficará montada no Museu de Governador Valadares até o dia 25 de maio. O local funciona de segunda a sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 13h. A visita é gratuita e aberta a todos. Instituições e grupos de estudantes interessados podem agendar uma visita guiada através do telefone (33) 3271-8560. O Museu fica na Rua Prudente de Morais, 711, centro da cidade.

Se você não puder comparecer ao museu, acesse ao site do História em Movimento e conheça os fatos marcantes da UFJF-GV. Você que tem alguma ligação com a instituição ou algum registro sobre a presença da universidade em Governador Valadares, também pode ajudar a construir o acervo do projeto através do envio de qualquer material que  represente a memória da instituição pelo e-mail projeto.acervohistorico.gv@ufjf.edu.br.