Semana do Brincar reúne atividades para o público infantil e estimula o convívio e a empatia (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Promover o desenvolvimento de seres humanos capazes de construir uma sociedade fundada na cultura de paz, na sustentabilidade ambiental e no respeito a todas as diferenças: estes são os valores expressos na Carta de Princípios da Aliança pela Infância. O Núcleo da organização em Juiz de Fora, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), oferece atividades voltadas para crianças, jovens e adultos, a partir desta terça, 14.

O evento acontece durante a Semana Mundial do Brincar e conta com vivências lúdicas, práticas ao ar livre e oficinas para o público infantil.  O objetivo da ação é incentivar o brincar como um meio de desenvolvimento das crianças, mostrando que o ato é fundamental para a construção de uma infância digna. Além disso, a Semana oferece uma série de atividades que podem ser realizadas pelos mais velhos, como palestras, cursos de extensão e rodas de conversa.

A iniciativa proporciona a aproximação entre as escolas de formação de base do município e a UFJF. Este ano, os alunos da Escola Municipal Tancredo Neves e da Escola Municipal Augusto Gotardelo serão coordenados pela professora Alice Monteiro Mayer, promovendo atividades que ultrapassam o caráter exclusivamente didático.

A escolha do tema
Todos os anos, um tema diferente é escolhido pelo Conselho da Aliança para nortear o evento que faz parte do calendário oficial da cidade desde maio de 2017. Este ano, a ação irá ser guiada a partir da temática “O brincar que abraça a diferença”, buscando possibilitar múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças. Afinal, conviver, se relacionar e brincar com pessoas de realidades diferentes estimula o desenvolvimento de empatia.

A programação completa do evento se estende até o dia 31 de maio e as inscrições são gratuitas.