Bastidores: os visitantes poderão conhecer os laboratórios de restauração e conservação do Mamm (Foto: Divulgação)

Todo ano acontece a Semana Nacional de Museus, na qual os espaços brasileiros realizam uma programação especial para fomentar discussões, desenvolver projetos e atividades para a comunidade, gratuitamente. Desta segunda-feira, dia 13, até domingo, 19, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e o Memorial da República Itamar Franco  da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participam da 17ª Semana, que tem como tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.

A temporada cultural, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), propõe um debate sobre o papel dessas instituições como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira.

Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem 3.222 atividades especiais ao público, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.  Confira a seguir a programação do Memorial e do Mamm.

Memorial da República Itamar Franco

– Dia 13: a partir das 14h, visita mediada

– Dia 14: às 19h30, abertura da exposição “Reminiscências: danças populares e processo civilizatório no Brasil” e apresentação musical com o grupo Maracatu Estrela na Mata

O Memorial da República Itamar Franco inaugura a exposição “Reminiscências: danças populares e processo civilizatório no Brasil”. Por meio de fotografias, esculturas, pinturas, música, vídeos e objetos típicos, a mostra oferece uma imersão na potência cultural e histórica de algumas tradições e brincadeiras populares espalhadas pelo Brasil, que fizeram parte do passado de muitas pessoas. Para abertura da exposição, às 19h30, o grupo Maracatu Estrela na Mata apresenta o ritmo, dança e ritual Maracatu, tocando instrumentos de percussão típicos como tambores, gonguê, caixas, taróis e mineiro (uma espécie de ganzá grande).

Maracatu Estrela na Mata se apresenta na quarta-feira, dia 14, a partir das 19h30 (Foto: Divulgação)

Dia 15: às 9h30 – Oficina de Maracatu de Baque Virado

Na quarta-feira, 15, a partir das 9h30, o Memorial estará aberto para visita mediada ao público e, às 15h, o mestre Marcos Languanje ministra a oficina de maracatu para crianças a partir de 8 anos, adolescentes, adultos e idosos. Na oficina, os participantes aprenderão noções de ritmo, batuque de tambores e danças populares do Maracatu.

– Dia 16: às 10h, Oficina de Estandarte com Paulo Alvarez

Voltada para crianças de 7 a 12 anos, a oficina propõe uma imersão na galeria do espaço e, logo em seguida, o artista Paulo Alvarez conduz os participantes a criar seus próprios estandartes (um tipo de bandeira ricamente bordada),  com materiais como fitas, tintas, colagens, tecidos e muitas cores.

– Dia 17: às 14h, Experienciando o Parangolé: Ação Poética inspirada no trabalho de Hélio Oiticica

A partir da exposição “Reminiscências: danças populares e processo civilizatório no Brasil”, que reúne instalações com trajes, instrumentos e cortejos de Maracatu, de Congada e de Moçambique, participantes de todas as idades vão realizar uma ação poética em conjunto com o artista performático Augusto Costa. Inspirada na criação de uma obra que envolve movimento, corpo e forma, do também artista performático brasileiro Hélio Oiticica, Augusto trabalha o movimento pelo espaço com tecido, numa dinâmica baseada nas danças populares.

– Dias 18 e 19: a partir das 14h,  Visita Mediada

Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

Durante a Semana dos Museus, o Mamm funcionará em horário especial, das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira, dando oportunidade para os visitantes participarem das exposições, oficinas, palestras, apresentações musicais e visitas mediadas. No final de semana, estará aberto em horário normal, das 12h às 18h.  

– Dia 13: MusicaMamm – Orquestra Acadêmica da UFJF, às 19h

A Orquestra Acadêmica da UFJF marca a abertura da programação da Semana com concerto na segunda-feira, 13, às 19h. A apresentação contará com a participação de professores, técnicos, alunos e voluntários com um programa que homenageia Murilo Mendes e sua relação com a música, com peças de Bach, Haydn, Gluck, Tchaikovsky, entre outros. Antes do concerto, o professor Rodolfo Valverde faz uma palestra sobre o programa, comentando as curiosidades e características estilísticas do repertório. 

Dia 14: “Circuito Murilo Mendes – Tradição e Memória” e “Laboratório de Portas Abertas – Preservando a memória” , às 14h

As duas ações acontecem a partir de 14h. Os participantes poderão visitar a Biblioteca do Museu e conhecer o acervo que relembra as tradições e as memória do poeta. Ainda no dia 14, com o objetivo de reforçar a importância da preservação do patrimônio cultural, o Setor de Preservação do Mamm propõe a atividade “Laboratório de Portas Abertas”. O intuito é levar os visitantes a conhecer os processos de conservação e a restauração do papel, das pinturas e esculturas do museu. Essas visitas mediadas especiais acontecem também na quinta-feira, dia 16, com a mesma proposta e no mesmo horário.

Exposição Coletivo JF – Fotográfico, às 20h

Ainda na terça-feira, às 20h, acontece a abertura da exposição do Coletivo JF – Fotográfico. A mostra reúne fotos do Mamm, seus funcionários e atividades por meio de diferentes ângulos. A exposição fica em exibição no saguão do museu durante a Semana de Museus   

– Dia 15: “Autômatos de papel”, às 9h30

Pela manhã, às 9h30, acontece a ação poética Autômatos de Papel. Na atividade, os participantes aprenderão a construir bonecos e cenários com movimento a partir de materiais do cotidiano, como papel e palitos de madeira.  

“A Trama Muriliana”, às 16h: as pesquisadoras Leila Barbosa e Mariza Timponi apresentam a palestra “A Trama Muriliana”, falando sobre a vida e obra do poeta Murilo Mendes.

Danças populares e processo civilizatório no Brasil integra exposição do Memorial Reminiscências (Foto: Enio Tavares)

CineMamm: “Blow-up – Depois daquele beijo”, às 19h

Às 19h, os visitantes poderão participar do CineMamm, assistindo e debatendo sobre o filme “Blow-up – Depois daquele beijo”, com a professora do Instituto de Ciências Humanas da UFJF, Alessandra Brum. O longa do final dos anos 60, dirigido por Michelangelo Antonioni, conta a história de  Thomas (David Hemmings), um fotógrafo cansado do assédio de jovens mulheres que o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, Thomas vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Após o episódio, ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.   

– Dia 16: “Pintura com tintas naturais”, às 9h30

A ação poética “Pintura com tintas naturais” ensinará os participantes a produzir tintas a partir de materiais orgânicos como cenoura, feijão, café, urucum entre outros, e a utilizá-los em diferentes suportes de pintura.  

“Celebrando a autenticidade, consumando a paz – Kundalini Yoga”, às 9h30: a oficina “Celebrando a autenticidade, consumando a paz” apresenta os valores e práticas da Kundalini Yoga. Voltada para iniciantes e praticantes experientes da Yoga, a oficina é uma oportunidade para exercitar os principais aspectos da modalidade  trazida ao Ocidente pelo mestre indiano Yogi Bhajan: postura, cantos, respiração consciente, relaxamento e meditação. A oficina de Kundalini Yoga será ministrada pelo professor Gimat Sevak Singh, formado pelo Kundalini Research Institute (KRI).

“Circuito Murilo Mendes – Tradição e Memória” e “Laboratório de Portas Abertas –Preservando a memória” , às 14h: a biblioteca e os laboratórios de restauração e conservação do Mamm abrem as portas  para os visitantes conhecerem um pouco dos bastidores do museu, seu funcionamento e a obra de Murilo Mendes.

Palestras: “Arte, literatura e outras misturas: algumas noções de culturas errantes” e “Exposição e montagem fílmica: vozes negras no cubo branco da arte brasileira, às 19h: algumas noções de culturas errantes, com a professora, pesquisadora e coordenadora do Bacharelado em História da Arte da UFRGS, Joana Bosak. A proposta da palestra é tratar das relações entre as artes visuais e a literatura, como símbolos produtores de cultura. Logo em seguida, às 20h, o doutor em Artes Visuais Igor Simões (UFRGS) ministra a palestra “Exposição e montagem fílmica: vozes negras no cubo branco da arte brasileira”. O pesquisador e curador educativo discutirá como as exposições cumprem papel central na constituição de narrativas não previstas e, no entanto, necessárias para pensar a arte brasileira, levando em consideração uma trajetória marcada pela herança colonial e afro-diaspórica em uma história da arte profundamente erguida a partir de critérios europeus.

Dia 17: Oficina “Estêncil e cartazes/lambes”, às 9h30

Ação poética “Estêncil e cartazes/ lambes”, na qual os participantes aprenderam a poética produção de cartazes lambe-lambes.

“Conversa com artistas”, às 15h: os visitantes terão a oportunidade de conversar com os artistas Gilton Monteiro Jr. e Ronald Polito, autores das exposições “Antiimagem” e “Minimundos”, em cartaz no Mamm.

Encontro de Educadores de Museus – Redes de Desenvolvimento da Maré, às 19h: o Encontro será com Suélen Brito, da Redes de Desenvolvimento da Maré, falando sobre os “Processos arte-educativos em territórios vulneráveis”.

– Dia 18: Fotografia Pinhole, às 13h

A oficina de Pinhole atrai os amantes de fotografia no sábado, às 13h. Ministrada em duas partes, a iniciativa consistirá em uma breve apresentação da história e dos conceitos básicos dessa arte, além da explicação sobre o funcionamento da “máquina” pinhole. Já a segunda parte da oficina será destinada à parte prática, com a montagem das máquinas, momento para fotografar e, por fim, revelação das imagens capturadas.

– Dia 19: MusicaMamm – Recital de piano com Fernando Vago, às 13h

Assim como aconteceu na abertura, a música encerra a 17ª Semana Nacional de Museus no MAMM, com o recital de piano do professor do curso de Piano da Universidade Federal de Juiz de Fora, Fernando Vago.

O Memorial da República Itamar Franco e o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) fica localizado na Rua Benjamin Constant 790 , no Centro da cidade.

Outras informações:  (32) 3212-2078 (Memorial da República)
(32) 3229-9070 (Mamm)