A professora Nicole Cristine, da Faculdade de Serviço Social, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é a convidada desta terça-feira, 14, para um cine debate, que acontece das 9h às 22h, na Sala Paulo Freire, da Faculdade de Educação. O evento, que integra a Semana do Assistente Social, iniciada nesta segunda, conta com programação diversificada de palestras e debates com professores e profissionais convidados.

Confira locais e horários da programação completa

A Semana faz parte das atividades em homenagem ao Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de Maio. Todo ano, os conselhos Regional e Federal de Serviço Social e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social definem um tema para debater e, em 2019, a discussão é sobre “O Assistente Social no Combate ao Racismo”.

O tema será tratado em vários âmbitos da sociedade, como “Gênero e Racismo”; “Lgbttifobia e Racismo”; “Classe e Racismo”. Segundo a coordenadora da comissão organizadora, Sabrina Paiva, as mesas de debates “giram em torno da intervenção do assistente social em vários setores diferentes, como sócio político, educação e saúde, como estão relacionados ao racismo e quais são as respostas que a categoria têm dado em relação a esse contexto, tanto na produção de conhecimento como na intervenção na sociedade.”

Em Juiz de Fora, a participação na Semana é gratuita, não sendo necessária inscrição. O evento é aberto ao público em geral e há certificado de participação.

3º Simpósio
Juntamente com a Semana do Assistente Social, acontece o 3º Simpósio do Serviço Social do HU-UFJF, com a discussão sobre as perspectivas profissionais para o assistente social da saúde no contexto sociopolítico e econômico atual.

O simpósio tem início nesta terça, 14, às 8h30, com debate sobre “A inserção do Serviço Social nos programas da residência multiprofissional no Hospital Universitário (HU): reflexões sobre a formação profissional”, no auditório da antiga Faculdade de Comunicação. Na quinta, 16, a discussão é sobre o “Avanço do conservadorismo e políticas sociais”, às 14h30, na Casa de Cultura da UFJF, localizada na Avenida Rio Branco, 3396.

O evento também gera certificado de participação, é gratuito, mas demanda que seja feita inscrição online.

Programação do evento

Evento do Simpósio do Serviço Social