Em sua sétima edição, o “Encontros com a Índia” recebe o professor da International Academy of Ayurveda (Índia), José Ruguê Ribeiro Júnior, para abordar o tema “Sanátana Dharma – a sabedoria perene”. A palestra acontece no dia 13 de maio, às 19h, no Anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.

Desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (Nerfi) e pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPCIR), a proposta do evento é trazer para a comunidade uma programação continuada sobre a religiosidade indiana e possibilitar a interação dentro das contextualidades pertinentes.

De acordo com o coordenador do Nerfi, Dilip Loundo, a sequência de eventos convida pesquisadores de diferentes instituições para uma troca de conhecimento dessas culturas pouco abordadas nos contextos acadêmicos. “Buscamos abranger as diferentes formas de religiosidades indianas e convidamos estudiosos da área para ampliar as informações que temos e compartilhar conosco novas experiências. Nosso núcleo tem trabalhado de maneira pioneira.”

Nerfi
O grupo de pesquisa tem por objetivo a investigação sistemática da pluralidade de tradições religiosas e filosóficas desenvolvidas no subcontinente indiano ao longo de mais de quatro mil anos. O grupo desenvolve suas atividades por meio de projetos específicos dentro das diversas linhas de pesquisa. Além da organização de seminários e workshops e da produção de livros e ensaios críticos, o grupo tem como uma de suas metas centrais a tradução e publicação de edições críticas dos originais em sânscrito (grupo de línguas indo-áricas, antigas e modernas, que formam a maioria das línguas indo-européias da Índia, Paquistão, Bangladesh e outros países vizinhos).

Outras informações
Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da índia (Nerfi)

Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPCIR)