Professores da UFJF falaram sobre futebol de várzea e questões de políticas públicas e lutas sociais (Foto: Álvaro Quelhas)

O Coletivo Dom – do Bairro Dom Bosco – convidou os coordenadores de projetos do Programa de Extensão Boa Vizinhança da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcelo Matta e Álvaro Quelhas, e o árbitro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – morador da comunidade -, Paulo César Zanvonelli, para promover um diálogo entre futebol de várzea e questões de políticas públicas e lutas sociais. O evento aconteceu na última quarta-feira, dia 8, às 19h, no Salão do Davi, no próprio bairro.

A ação “Nós e a Várzea” conscientizou os moradores da comunidade sobre as perdas sofridas pelo bairro ao longo dos anos, entre elas, a Curva do Lacet.  Para um dos fundadores do Coletivo Dom, Edmar Cassimiro, desenvolver essas atividades é uma forma de fomentar os debates. “Foi um espaço público retirado de nós sem consulta. Aos domingos, as famílias frequentavam o campo para atividades físicas, socialização e interagiam com pessoas de outros bairros. Nos prometeram outro espaço com boas condições, mas foram só promessas. Este evento foi a maneira encontrada para mobilizar a comunidade e falar da importância desses espaços e das questões sociais que podem ser debatidas por meio do futebol de várzea.”

Convidado para participar do encontro, o professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e coordenador do projeto de extensão Dom de Bola, Marcelo Matta, abordou o histórico do futebol de várzea e trouxe uma contextualização considerando a história da comunidade. “A ideia foi mostrar como através da várzea é possível incentivar liderança, insubordinação, lutas e o desenvolvimento de bons jogadores de futebol. O Dom Bosco é um bairro esquecido pelo governo e essa é uma forma de fortalecê-los para as lutas diárias.”

Segundo o coordenador da extensão universitária Apito Jovem, Álvaro Quelhas, levar o conhecimento produzido na Instituição para a comunidade é uma forma de valorizar o papel social da UFJF. “A várzea é de extrema importância, pois possibilita o aparecimento e formação de novos árbitros. Esta modalidade, além de uma escola, é um espaço de obtenção de renda e espaço, pela ampla quantidade de times e jogos.”

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a atividade promovida no Bairro Dom Bosco se articula com os dois projetos de extensão realizados no Instituto Dom Orione. “Essa ação é uma articulação de dois projetos do Programa Boa Vizinhança e aponta o reconhecimento da comunidade em relação a presença da Universidade no bairro, possibilitando acesso a determinadas atividades e fazem a UFJF se aproximar da comunidade que a circula.”

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid-UFJF)

(32)99198-5282 (Coletivo Dom)