“O papel do Jornalismo Investigativo na Construção da Memória de um país”. Esse é o tema que traz a jornalista e escritora Daniela Arbex para uma palestra na faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento ocorre nesta quarta-feira, 8, às 10h, na sala de demonstração da Facom e é voltado para alunos de comunicação, com convite extensivo à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Abordando tema que resgata o papel do jornalismo na sociedade e na memória do Brasil, a palestrante destaca a importância do assunto na Universidade. “Nós jornalistas precisamos estar muito cientes do papel que exercemos na construção da memória e na transformação da sociedade. Conhecer o nosso passado e a nossa história é um caminho para a construção da justiça no Brasil. É importante que, desde a faculdade, os alunos conheçam a força da palavra e o potencial do nosso trabalho nessa construção da memória.”

O evento é organizado pela professora Janaína Nunes, para a disciplina Produção e redação em jornalismo impresso, do segundo período do curso de Jornalismo. “Falo muito sobre a rotina do jornalista: o planejamento, a apuração, a redação. A intenção foi trazer uma repórter mais experiente, para contar um pouco sobre os bastidores do dia a dia do jornalista.”

Daniela Arbex é autora de obras premiadas como “Holocausto brasileiro” (2013), a respeito do Hospital Colônia de Barbacena; “Cova 312” (2015), sobre a ditadura; e “Todo dia a mesma noite” (2018), referente à boate Kiss. A palestra é uma oportunidade de conhecer o processo de apuração jornalística que desencadeou seus livros. Janaína destaca a importância do contato com a profissional. “A ideia é compartilhar de experiência da profissional com os alunos. Temos o prazer de ter em Juiz de Fora uma autora premiada, ex-aluna da casa e que tem viajado para dar palestra dentro e fora do Brasil.”

Outras informações: (32) 2102-3601 – Faculdade de Comunicação