Estão abertas as inscrições para a bolsa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF). Será feita a seleção para uma bolsa com valor mensal de R$ 4.100 a ser implantada a partir de maio de 2019. As inscrições devem ser efetuadas até a próxima quinta-feira, dia 9, pelo e-mail ppge.faced@ufjf.edu.

Os interessados em se candidatar precisam mandar e-mail com os arquivos anexados em formato PDF, devidamente identificados com o nome do candidato. A lista de documentos exigidos pode ser acessada no edital.

Para se candidatar e ser bolsista do programa, é necessário possuir o título de doutor, obtido em cursos avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC). Diplomas obtidos em instituição estrangeira, serão analisados pelo Programa de Pós-Graduação.

As atribuições também incluem a disponibilização de currículo atualizado na Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto. Aposentados ou pessoas em situação equiparada não se enquadram nos requisitos.

O candidato deve se inscrever em uma das três modalidades disponíveis: ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil e portador de visto temporário, sem vínculo empregatício; ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício; ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa. Cada modalidade segue especificações de acordo com a Portaria nº 086, de 3 de julho de 2013 da Capes. Prazos, demais definições e atividades também estão estabelecidas na Portaria.

Outras informações: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF

Edital