A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, nas próximas duas semanas, fóruns de debate sobre o Marco Legal de Inovação da UFJF, a partir de política elaborada pela Diretoria de Inovação junto à Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) e as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão. Os encontros ocorrem entre os dias 6 e 9 de maio no campus de Juiz de Fora e no dia 17 no campus de GV. Veja a programação no final deste texto.

O propósito é colher sugestões para o Marco Legal da Inovação junto à comunidade acadêmica, com base em três documentos: o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação; a minuta sobre as diretrizes gerais da política de inovação da UFJF, da estrutura da Diretoria de Inovação e do Núcleo de Inovação Tecnológica; e Portaria 571 da Reitoria, que torna mais ligeria a interação entre universidade e empresas para o desenvolvimento conjunto de tecnologia e inovação.

Os trabalhos serão conduzidos pela Comissão de Inovação, que com base no debate e apoio técnico do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), formulará a política de inovação da UFJF. Para o diretor de Inovação da UFJF e do Critt, Ignácio Godinho, debater as propostas com a comunidade acadêmica, é de extrema importância.

“O Brasil desenvolveu um vigoroso sistema de ciência e tecnologia e sua produção científica é uma das mais importantes do mundo. Entretanto, estamos em posição muito desfavorável quando se considera a inovação tecnológica, que depende da aproximação da universidade com os diversos agentes econômicos. Regulamentar esta relação, para torná-la mais intensa e mutuamente proveitosa para a Universidade e as empresas, é trabalhar para o desenvolvimento do país.”

A necessidade da implantação de uma política de inovação para cada universidade brasileira está associada ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado em 2016 e regulamentado em 2018 pelo decreto n° 9.283. Além de criar um ambiente mais favorável à pesquisa, o marco determina que as universidades disponham de suas políticas de inovação específicas. O marco visa impulsionar o desenvolvimento científico no país, propondo a desburocratização dos processos que envolvem a pesquisa.

Campus Juiz de Fora

6 de maio, às 17h: ICE, Engenharia, Arquitetura e IAD, no Anfiteatro do ICE.

7 de maio, às 9h: ICB, Farmácia, Fisioterapia, Odonto, Medicina, Educação Física, no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde.

7 de maio, às 14h: Serviço Social, Economia, Comunicação, Administração, Ciências Contábeis, Direito, no Auditório de Estudos Sociais.

9 de maio, às 15h: Educação, ICH, Letras, João XXIII, no ICH.

Campus Governador Valadares

17 de maio, às 14h: no Auditório da Unidade da UNIPAC do Campus de GV.