O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) liderou o segundo ciclo da Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Hospitais Federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O estudo considerou as respostas de 18.718 usuários entrevistados dos hospitais participantes. Dentre eles, 11.317 em atendimento ambulatorial e 1.401 internados. O questionário abordou temas sobre satisfação quanto à estrutura física; atendimento; avaliação geral e indicação da Instituição, tendo por objetivo analisar a percepção dos pacientes dos hospitais universitários sob gestão da Ebserh, visando aprimorar a qualidade do atendimento.

A pesquisa revelou que entre julho/2018 e dezembro/2018, dos 32 hospitais universitários participantes, o HU-UFJF/Ebserh foi o que apresentou melhor desempenho no segundo ciclo, obtendo 85,10% em índice de satisfação geral. O índice de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, se fosse realizada cem vezes, destas cem, em 95 o HU-UFJF ainda seria destaque no segundo ciclo.

O chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU-UFJF, Bruno Barbosa Vieira, enfatiza a relevância dos resultados apresentados no Hospital Universitário de Juiz de Fora: “A satisfação do usuário é o bem final do serviço público. Tudo tem que servir para melhorar a satisfação do público. Se tivermos essa questão em mente e esse indicador representa isso, expressa que estamos cumprindo nossa missão. O desempenho deste indicador, de produção e atendimento, é sinal de que estamos no caminho certo, portanto, é uma resolução muito significativa”.

Acerca da comparação com outros hospitais da sede, a nível nacional, Vieira destaca: “A avaliação compara hospitais universitários vinculados à rede Ebserh em todo o país. Obter o melhor resultado no segundo ciclo, dentre tantas Instituições de qualidade, é motivo de orgulho para a equipe e população atendida pelo HU-UFJF/Ebserh”.

Dentre os indicativos gerais, a Ebserh enfatizou no relatório do segundo ciclo da pesquisa que o item “tempo de espera pelo atendimento”, tanto nas consultas quanto internação, é o ponto que apresenta o menor índice de satisfação e sublinhou a necessidade de buscar por melhorias em relação à espera no atendimento.

O HU-UFJF obteve o índice de 72,31% de satisfação neste tópico no segundo ciclo, apontando dados que, apesar de não serem os mais elevados da Instituição, estão entre os melhores considerando a região Sul e Sudeste, bem como no comparativo com os resultados das outras regiões do país. O chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico aponta uma das razões atribuídas ao tempo de espera dos usuários: “Um paciente que precisa sair às 5h de sua cidade, pois tem consulta agendada às 10h, às vezes não compreende o tempo de espera, mas esse período existe porque ele veio no mesmo transporte do serviço público de saúde que o paciente que precisa ser atendido às 8h. O deslocamento e a chegada na unidade são pensadas em um panorama geral, para atender as necessidades de todos os usuários”.

O HU-UFJF recebe pacientes de outras cidades da região que chegam a viajar até cinco horas. Estas consultas geralmente são realizadas no horário agendado. No entanto, o tempo de deslocamento faz com que o paciente precise sair muito cedo de casa para chegar ao Hospital, fazendo com que o tempo de espera para o atendimento pareça maior. No entanto, o Hospital está considerando alternativas para agilizar a questão, proporcionando aos usuários uma experiência ainda melhor.

Outras informações: (32) 4009-5393 (Assessoria HU-UFJF-Ebserh)